04/02/09 10h30

IBM cria centro para clientes em SP

Valor Econômico - 04/02/2009

A IBM inaugurou ontem em São Paulo um verdadeiro playground tecnológico para mostrar a aplicação de produtos e serviços nos projetos de seus clientes. No IBM Solutions Center (ISC), empresas de setores como finanças, telecomunicações, varejo e órgãos de governo do Brasil e de toda América Latina poderão simular ambientes, conhecer novas tecnologias e trocar experiências de projetos realizados pela IBM e seus parceiros em todo o mundo. "Queremos conversar não só com os profissionais das áreas de tecnologia, mas também com os que atuam em outras áreas de negócios", diz Marcelo Spaziani, vice-presidente de vendas da IBM Brasil. O investimento no ISC não foi revelado. De acordo com o executivo, cada cliente terá sua própria área para testes e exibição de produtos, com decoração e estrutura que reproduzem o seu ambiente de trabalho. A estratégia, segundo Spaziani, é uma forma de aproximar os clientes do modo como as tecnologias podem ser aplicadas. Em 2007, a IBM havia feito um anúncio semelhante ao de ontem, só que voltado apenas para o setor financeiro. A unidade recebeu investimento de R$ 20 milhões (US$ 8.7 milhões) e, segundo Spaziani, em 18 meses de operação recebeu a visita de 25 empresas do Brasil e da América Latina. A visitas geraram "dezenas" de negócios para a gigante da tecnologia, segundo o executivo, um resultado acima das expectativas que motivou a criação do ISC. As atividades do Financial Solutions Center (FSC) serão incorporadas às do ISC. Spaziani afirma que os mais de 50 produtos escolhidos para compor o portfólio inicial do centro foram indicados pelas indústrias-alvo da iniciativa em conversas realizadas em 2008. Nos próximos seis meses, ele acredita que devam acontecer algumas adaptações. "A estratégia das empresas não mudam da noite para o dia, mas é claro que as prioridades mudam", diz. O trabalho em conjunto com outros centros da IBM no mundo ajudará nesse processo, segundo ele.