17/07/08 15h35

Iguatemi investe mais no interior de São Paulo

Valor Econômico - 17/07/2008

A Iguatemi Empresa de Shopping Center está de olho no público do interior de São Paulo. Dois meses após anunciar que erguerá um centro de compras em Ribeirão Preto, a empresa confirmou ontem ao Valor que também construirá em Jundiaí e ampliará os shoppings de Campinas, São Carlos e Sorocaba. "Estamos focando nosso crescimento onde já somos conhecidos. Essas cidades não são mais apenas agrícolas, estão industrializadas. A Toyota, por exemplo, vai ter a segunda fábrica em Sorocaba", diz Carlos Jereissati Filho, presidente da Iguatemi, empresa com participação em 15 shopping centers no país. A Iguatemi investirá, juntamente com a empresa Oliva PS, do grupo F A Oliva, R$ 112 milhões (US$ 70 milhões) para construção de um shopping com 213 lojas em Jundiaí. O PIB per capita da cidade é de R$ 29,6 mil (US$ 18,5 mil) - valor superior ao do Estado de São Paulo que é de R$ 18 mil (US$ 11,25 mil) (dados de 2005). A expectativa é que o empreendimento gere um lucro operacional líquido de R$ 19,2 milhões (US$ 12 milhões) no primeiro ano de atividade. Além do centro de compras, o projeto contempla a construção de prédios comerciais e residenciais. O shopping de Ribeirão Preto demandará investimentos de R$ 123 milhões (US$ 76,9 milhões). A meta é gerar lucro operacional líquido de R$ 14,8 milhões (US$ 9,25 milhões) no primeiro ano. Igualmente ao projeto de Jundiaí também será erguido ao lado shopping um empreendimento com torres residenciais e comerciais. A Iguatemi fez acordo com a Petros, fundo de pensão dos funcionários da Petrobras, para aumentar sua participação nas torres de escritório anexas ao Market Place, em São Paulo. O orçamento para aquisições neste ano soma R$ 460 milhões (US$ 287,5 milhões), sendo que R$ 260 milhões (US$ 162,5 milhões) foram usados para a compra da totalidade do shopping e das torres Market Place. Os outros R$ 200 milhões (US$ 125 milhões) estão sendo direcionados para Iguatemi JK, Alphaville e Brasília. "Os recursos para obras virão de caixa próprio e linhas do BNDES, uma vez que estamos com boa capacidade de alavancagem", disse Jereissati Filho. No primeiro trimestre, a Iguatemi registrou lucro líquido de R$ 15,1 milhões (US$ 9,45 milhões), após reverter um prejuízo de R$ 7,4 milhões (US$ 3,83 milhões) do mesmo período de 2007.