13/01/11 11h44

Iguatemi investe US$ 17,7 milhões em SP

Valor Econômico

A Iguatemi Empresa de Shopping Centers comprou um terreno de 50,2 mil metros quadrados na região de Sorocaba e Votorantim, no interior de São Paulo, para a construção de um shopping center voltado para alta renda e prédios comerciais. O negócio envolveu R$ 30 milhões (US$ 17,7 milhões). O novo terreno é anexo a uma área já adquirida pela empresa em 2008. Juntos, os dois terrenos totalizam 95,2 mil metros quadrados. Os planos da companhia para o espaço envolvem a construção de um shopping de 57,6 mil metros quadrados de área bruta locável (ABL) e quatro prédios comerciais de 60 mil metros quadrados de ABL, até 2019.

A Iguatemi informou ontem que o novo shopping center será construído em duas fases. A primeira, que contará com 317 lojas e 2.959 vagas de estacionamento, está planejada para ser inaugurada em setembro de 2013. A segunda etapa deverá ser inaugurada em setembro de 2018 e contará com mais 108 lojas. A receita operacional líquida prevista para o primeiro ano de operação do shopping é de R$ 40,4 milhões (US$ 23,8 milhões), enquanto o resultado esperado para o projeto completo é de R$ 80,3 milhões (US$ 47,2 milhões), com taxa real de retorno esperada de 15,2%.

Segundo informou a empresa, o investimento total para a construção do shopping é de R$ 383,6 milhões (US$ 225,7 milhões) (líquido de luvas). "Este novo projeto reforça a estratégia da Iguatemi de focar os segmentos A/B, nas regiões Sul e Sudeste", informou a companhia, ontem, em comunicado. O novo shopping anunciado ontem pela Iguatemi será próximo, mas não anexo ao Esplanada. "Os shoppings serão complementares e o polo trará mais fluxo de pessoas, terá um maior poder de atração", disse ontem ao Valor a vice-presidente de Finanças da Iguatemi, Cristina Betts.

Com esta nova construção, a Iguatemi terá um portfólio total de 18 shoppings, sendo que 12 deles estão no Estado de São Paulo. No início deste mês de janeiro, a Iguatemi comprou por R$ 11,8 milhões (US$ 6,9 milhões) a participação de 3,4% da administradora de shopping centers BR Malls no Esplanada Shopping, em Sorocaba. A BR Malls é a maior administradora de shopping centers do país, área bruta locável. Com a compra, a Iguatemi passou a deter 33,14% do empreendimento. Segundo a BR Malls informou, quando a operação foi fechada em 4 de janeiro, o ativo em Sorocaba deixou de ser interessante pois não havia chance de a empresa deter participação relevante no shopping ou assumir sua direção.

A Iguatemi ocupa a terceira posição no ranking das maiores empresas do mercado de shopping centers do país, considerando-se a área bruta locável. A segunda maior é a Multiplan.