05/03/10 11h41

illycafè faz do Brasil centro de vendas para a América do Sul

Valor Econômico

Há quase duas décadas importando, processando e incluindo o café brasileiro em seu blend mundial, a italiana illycafè vai abrir uma subsidiária em São Paulo para concentrar a venda e distribuição de seus produtos na América do Sul. A ideia da illycafè Sud America é desenvolver principalmente o mercado nacional e também coordenar todo o mercado sul-americano, o que inclui a administração de novas lojas próprias. Até agora, a atuação da empresa no Brasil se concentrava em uma exportadora, a Porto de Santos, em sociedade com o Escritório Carvalhaes. "O Brasil já é o maior produtor e maior exportador do mundo e será em breve o maior consumidor em alguns anos. É por esse motivo que estamos abrindo esta subsidiária, que estará em operação até junho deste ano", afirma Andrea Illy, presidente da illycafè.

Apesar de ser mundialmente conhecida como uma das mais tradicionais indústrias produtoras de cafés de qualidade do mundo, no Brasil a ideia é ir além. A empresa pretende comercializar no mercado doméstico outros produtos que fazem parte do portfólio do grupo. Entram na lista, além do café, o chocolate Domori, os chás Dammann Frères, os doces Agrimontana e os vinhos Mastrojanni. "Vamos começar com o café num primeiro momento, mas em breve teremos todos os demais produtos, todos centralizados nessa subsidiária", afirma o executivo.

Para a illycafè, a América do Sul é responsável por uma fatia de 4% do faturamento global da empresa. Com o aumento do consumo de café na região, especialmente no Brasil, a expectativa é de que esse percentual chegue a 6% nos próximos anos. Apesar de ainda não ter o balanço de 2009 fechado, Illy considera que o resultado da empresa no ano passado foi de estabilidade em comparação a 2008, quando o faturamento da empresa foi de 280 milhões de euros.