28/11/08 15h19

Imune à crise, supermercados elevam vendas em outubro

Gazeta Mercantil - 28/11/2008

Com o crescimento de 11,48% nas vendas do mês de outubro o setor supermercadista demonstra que ainda está imune aos efeitos da crise financeira internacional. "O primeiro trimestre de 2009 é que começa a preocupar", afirma o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Sussumu Honda. Ao contrário dos setores que dependem de crédito para estimular suas vendas, o setor supermercadista é muito mais sujeito à renda do consumidor. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o rendimento domiciliar per capita cresceu 7,9% em outubro ante o mesmo mês de 2007. A preocupação da entidade para o próximo ano é uma queda no nível de emprego, o que afetaria rendimentos e, por conseqüência, as vendas dos supermercados. O crescimento surpreendeu a Abras e a performance de outubro levou o setor ao seu melhor resultado no acumulado de janeiro a outubro dos últimos seis anos: um crescimento de 9,19%, contra os 6,24% registrados no mesmo período de 2007, até então a melhor performance desde 2003. A expectativa da entidade é que o setor mantenha as vendas em alta até dezembro, registrando um crescimento por volta de 9% no ano. O faturamento deve chegar a perto dos R$ 150 bilhões (US$ 66,7 bilhões) em 2008, contra R$ 136,3 bilhões (US$ 70,6 bilhões) registrados em 2007. Para o mês de dezembro, a Abras estima um crescimento de 10%. Uma pesquisa realizada pela entidade com varejistas do setor mostra otimismo dos supermercadistas com o final de ano. De acordo com o estudo, a expectativa dos empresários é de um crescimento de 14% nas vendas da semana que compreende Natal e Reveillon em relação ao mesmo período de 2007. O levantamento, feito entre os dias 17 de outubro e 14 de novembro, em 500 redes de supermercados, mostra que 71% delas elevaram os pedidos para as vendas de Natal. Apenas 5% das empresas entrevistadas esperam vendas cerca de 4% inferiores às registradas no Natal de 2007.