11/03/15 12h59

Incubadora pode inaugurar semana que vem

Local voltado à pesquisa e desenvolvimento recebeu reforma

Jornal de Limeira

As atividades no Parque Tecnológico de Limeira podem começar em breve com o lançamento da Incubadora Empresarial de Ciência, Tecnologia e Inovação, previsto para terça-feira, dia 17. O projeto está em implantação desde o início da gestão de Paulo Hadich (PSB), em 2013, em área revitalizada, no Abílio Pedro.

O parque já está regulamentado por leis municipais e, em geral, pronto para funcionar, segundo o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Wladimir dos Santos. "Já temos alguns empreendedores interessados em fazer parte da incubadora", sinaliza Santos.

Os lotes para empresas também já estariam concluídos. "Mas para as empresas ocuparem os lotes, é um processo mais lento. Vamos começar a realizar visitas e, então, lançar um edital para que elas se candidatem", afirma. O Parque Tecnológico é focado em empresas apenas de pesquisa e desenvolvimento.

Outro passo importante para o Parque Tecnológico, de acordo com o secretário, é que, no futuro, deve ser incorporada mais uma área de 30 mil metros quadrados para oferecer lotes a empresas com linhas de produção. "Para esses casos, faremos uma cessão onerosa, mediante o pagamento de um determinado valor, por um prazo de 25 anos", explica.

CONVÊNIO

Seria votada na noite de ontem, na Câmara de Vereadores, uma lei que autoriza o município a fazer convênio com uma entidade que administrará todo o Parque Tecnológico, estabelecendo regras para as candidatas. A votação foi prejudicada, devido à apresentação de uma emenda ao projeto, e deverá voltar à pauta nas próximas sessões. Segundo Santos, uma associação já se formou para concorrer a esse posto. É a AAIL (Associação de Ambientes de Inovação de Limeira). "Se encaixarem nos critérios, poderão assumir o Parque Tecnológico", comenta o secretário.