20/12/11 17h35

Indaiatuba comemora crescimento industrial

DCI

A Secretaria de Desenvolvimento de Indaiatuba contabiliza um investimento de R$ 2 bilhões no município até o final de 2012 por meio das novas indústrias de médio e grande porte que começaram a se instalar no Distrito Industrial neste ano e até final de 2012 estarão em atividade.

De janeiro a setembro de 2011, Indaiatuba recebeu 66 novas indústrias; 512 novas casas comerciais e 712 novos prestadores de serviços. No total o município soma 814 indústrias, 3.964 comércios e 4.152 serviços. Em comparação com o mesmo período de 2010, o crescimento na instalação de indústrias foi de 11,86%; no comercio o crescimento foi de 59,5% e na prestação de serviços o aumento foi de 18,27%. "Estamos num ritmo acelerado com os investimentos e o crescimento industrial.

A cidade receberá até o final de 2012 o investimento de dois bilhões de reais. Inclusive a multinacional John Deere já anunciou oficialmente a implantação de duas fabricas na cidade com mais de 400 milhões de reais de investimentos", salienta o secretário de Desenvolvimento, Edmundo José Duarte e continua. Outras indústrias "Além da John Deere, se instalará em Indaiatuba a empresa Kion e outras três multinacionais de grande porte que se pronunciarão nos próximos meses", revela Edmundo Duarte.

Configurando o crescimento industrial de Indaiatuba, o prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) participou inclusive do lançamento de pedra fundamental da John Deere e da Hitachi. O evento que também contou com a presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB) aconteceu na última quinta-feira, na Estrada da General Motors, no bairro Caldeira, local onde serão instaladas as duas fábricas, que vão produzir máquinas para construção.

O objetivo é acompanhar a demanda crescente do mercado brasileiro por equipamentos de construção e de outros países da América do Sul. O investimento total será de aproximadamente US$ 180 milhões, dos quais US$ 124 milhões serão investidos somente pela Deere. Estiveram presentes também o CEO da John Deere & Company Samuel Allen; o presidente da empresa no Brasil, Aaron Wetzel e o diretor executivo da Hitachi Construction Machinery, Michijiro Kikawa."O Brasil é um dos mercados para equipamentos de construção que mais cresce no mundo.

O anúncio representa mais um passo na nossa estratégia de atender clientes de equipamentos de construção nos principais mercados do mundo. A John Deere está presente no país há mais de 30 anos levando tecnologias aos agricultores brasileiros. Para nós é um grande orgulho ingressar nesse novo segmento, levando essa mesma tecnologia de ponta para o setor de construção", comenta Allen.

Uma das duas fábricas será de propriedade da Deere e vai produzir retroescavadeiras e pás-carregadeiras de quatro rodas. A outra será uma parceria com a Hitachi e fabricará escavadeiras. A linha de produtos fabricada no Brasil será complementada por importações de outras indústrias. Também deve ser estabelecida uma rede de distribuição para vender os equipamentos e fornecer serviços de manutenção, similarmente à organização de concessionárias de equipamentos de agricultura. As duas unidades devem contar com mais de 600 funcionários, dependendo da demanda do mercado.

Em seu discurso, o prefeito agradeceu a vinda das empresas e o apoio do estado. "Agradeço o governador pelos investimentos que tem feito não só na cidade e na região, mas em todo o estado, principalmente na área de ensino profissionalizante. Temos aqui em Indaiatuba a Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec) que é um destaque no país, inclusive é pioneira em convênio com o governo estadual para cursos de formação técnica de estudantes do ensino médio. Além disso, a fundação mantém relacionamento estreito com as empresas para saber suas necessidades e formar os profissionais com os conhecimentos que elas precisam. Esse é um dos grandes motivos pelos quais as indústrias procuram nosso município e o resultado é nosso baixo índice de desemprego. Agradeço a vinda das empresas e desejo sucesso em seus investimentos", afirmou.

Reinaldo Nogueira também agradeceu a colaboração da família proprietária da Fazenda Santa Adelaide, onde as fábricas serão instaladas. "Todos compreenderam a importância da instalação dessas unidades e facilitaram as negociações", concluiu. Alckmin parabenizou a iniciativa da John Deere e da Hitachi e desejou sucesso aos empreendimentos.

As obras do complexo da John Deere devem começar no início de 2012 e a fabricação de produtos, no final de 2013. A John Deere e a Hitachi possuem empreendimento conjunto nos Estados Unidos para a produção de escavadeiras.

As duas possuem ainda acordo de marketing nas Américas. As vendas e receita da Deere & Company alcançaram US$ 32 bilhões no ano fiscal de 2011. A empresa é líder mundial no fornecimento de serviços e produtos avançados para a área de agricultura.