19/01/10 11h07

Indústria de calçados esquece a crise e prevê crescer até 80%

DCI

O mercado de calçados entra em 2010 mais otimista. As entidades que representam o setor afirmaram ontem, no primeiro dia da 37ª edição da Couromoda, que a projeção para este ano é de crescimento físico de 7% no mercado interno. Já para as exportações, a perspectiva é de 3%. "Considero modesta a meta de 3%, que não leva em conta mudanças relacionadas ao câmbio", frisou o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Milton Cardoso. Ele acredita que o câmbio pode ter mudanças positivas para o setor ainda este ano.

Segundo dados da Abicalçados, o mercado prevê alcançar um número de produção de 800 milhões de pares de calçados durante 2010. Em 2009, foram vendidos cerca de 630 milhões de pares no mercado interno. Porém, apesar do crescimento, o mercado ainda está com uma boa parte da capacidade ociosa e seria capaz de alcançar a produção de 1 bilhão de pares ainda este ano. Quem também está com boas perspectivas para o mercado é o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil que prevê vender cerca de 10% do couro para o setor de calçados. "Hoje, a área de calçados é um dos carros-chefes do setor de couro", afirmou o presidente executivo da entidade, Wolfgang Goerlich.

Fabricantes como a Via Uno, estão ainda mais otimistas que o mercado e esperam crescer 80% em 2010. Em 2009 a empresa fabricou seis milhões de pares durante o ano e em 2010 pretende produzir 10 milhões. A Paketá Calçados, que possui marcas como Dumond e Capordarte, acredita em um crescimento de produção de 30% em 2010. Apenas a feira corresponde a 20% do relacionamento de vendas da companhia. No ano passado a empresa produziu 1,1 milhão de pares. Neste ano, pretende lançar cerca de mil pares de calçados. Já o Grupo Ramarim tem a perspectiva de crescer em 2010 em torno de 15%. No ano anterior, a empresa produziu 40 mil pares de calçados por dia.

A Vulcabras pretende vender, este ano, apenas com a linha Grazi Azaleia, dois bilhões de pares de calçados. No ano anterior a empresa fabricou 40 milhões de pares de sapatos. Nesta feira a empresa está lançando cerca de 1600 versões de calçados entre sapatos femininos, esportivos e chinelos. A empresa tem no seu portfólio marcas como Olympikus, Reebok, Azaleia, Dijean, Funny, Opanka e também as Botas Vulcabras.