17/01/11 15h31

Indústria de calçados ignora ponto cego e vendas seguem aquecidas

DCI

Mesmo com a forte concorrência com produtos chineses, a indústria brasileira calçadista aproveita o aquecimento da demanda interna para alavancar as vendas no começo de ano. Este é o caso da fabricante gaúcha de calçados masculinos em couro Calçados Pegada, que segundo o diretor comercial, Astor Ranft, continua em franca produção. "Ao contrário dos últimos anos, em que ocorreu uma parada nas vendas no começo de ano (o 'ponto cego' da comercialização), fomos surpreendidos com a continuação da demanda de dezembro em pleno mês de janeiro" comemora Astor.

A empresa fechou o ano com crescimento acima de 30% e já calcula para 2011 cerca de 20% de incremento no faturamento deste ano sobre 2010. Astor conta que os negócios da empresa não têm sido muito afetados com a enxurrada de produtos chineses no País. "Isso porque trabalhamos com artigo em couro de maior valor agregado", explica.

Já a Associação Brasileira da Indústria de Calçados (Abicalçados) continua na briga com as importações, que somaram US$ 370 milhões em 2010 com crescimento de 23% em relação ao ano anterior. Segundo a entidade, os esforços estão concentrados em encaminhar todos os documentos técnicos necessários para Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Com isso a instituição pleiteia a ampliação da taxa antidumping, hoje fixada sobre os produtos chineses para países terceiros.

Outra solicitação da Abicalçados é para aplicação da taxa para calçados desmontados, uma forma que segundo a entidade, as empresas asiáticas que exportam grandes volumes para o Brasil se utilizam para driblar a aplicação do direito antidumping, que atualmente é aplicado somente ao calçado pronto.

No balanço geral do setor, países como Malásia teve aumento de 1356% de produtos importados para o Brasil, no caso da Indonésia o aumento foi de 93%. O setor produziu aproximadamente 840 milhões de pares de calçados em 2010, aumento de 5,5% sobre a produção do ano anterior. Nas vendas externas, também houve incremento, no valor de 9,3%, com faturamento de mais de US$ 1,4 bilhão.

Considerada uma das maiores feiras do setor de calçados, bolsas e artigos em couro, começa hoje no Pavilhão do Anhembi em São Paulo, a 38º edição da Couromoda que vai até quinta-feira (20). Segundo o diretor da Calçados Pegada, o evento é tradicionalmente marcado por iniciar as vendas no setor. "Este ano nossas vendas começaram antes da feira, mas participamos do evento há 20 anos. É um termômetro para nossos negócios ao longo do ano" conclui.