13/01/10 11h50

Indústria de laranja prevê ganhos este ano

DCI

A expectativa da indústria de citrus é a de que o setor apresente em 2010 resultados melhores que os do ano passado. Isso porque os estoques mundiais de laranja começaram a ser utilizados a partir de outubro e, desde as primeiras estimativas de safra da Flórida, que prevê uma redução de 17% na produção local, os preços do suco voltaram a subir.

"Os primeiros resultados desse movimento de melhora serão vistos no segundo semestre de 2010, quando vencem os primeiros contratos", disse Christian Lobauer, presidente da CitrusBR. O executivo, no entanto, ressalta que apesar da redução significativa da oferta o consumo mundial está caindo.

Para conter a retração da demanda a CitrusBR, está concluindo um estudo para criar um novo conceito de comunicação institucional juntamente com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). O objetivo é reverter o quadro de declínio do consumo internacional. "A queda na demanda é, hoje, um problema crônico e o mais grave do setor", avalia Lobauer.