25/03/10 11h18

Indústria de máquinas investe US$ 5 bi em 2010

DCI

A indústria de máquinas e equipamentos vai investir R$ 8,7 bilhões (US$ 4,8 bilhões) em 2010. "Nosso estudo chegou nesse valor de R$ 8,7 bilhões (US$ 4,8 bilhões), mas na verdade pode chegar em R$ 9 bilhões (US$ 5 bilhões) de investimentos nesse ano", projetou o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Luiz Aubert Neto. Quanto ao faturamento, foi mais contido: "No acumulado do primeiro bimestre foram R$ 10,03 bilhões (US$ 5,57 bilhões), o número é 21,6% maior que o mesmo período de 2009, mas ainda está 14% abaixo de 2008. Estamos muito longe disso ainda", destacou o presidente da entidade. Aubert Neto explicou o processo de recuperação do setor: "nossa recuperação está atrelada ao PSI/Finame, ainda não sabemos como será o segundo semestre do ano", explicou citando que programa de crédito do BNDES está previsto até o final do primeiro semestre.

De acordo com os dados colhidos pela Abimaq quase todos os segmentos cresceram em relação ao mesmo período do ano passado: "com exceção de válvulas que caiu 1,8% e de hidráulica e pneumática que avançou apenas 1,9%, os demais exibiram recuperação", detalhou Aubert Neto e completou: "alguns setores tiveram desempenho excepcional, até porque eles foram os mais afetados pela crise, entre eles, máquinas para plástico (+129,2%), máquinas para madeira (+86,5%) e máquinas têxteis (+60,8%)", explicou.

O presidente da Abimaq também mostrou preocupação com o crescimento das importações: "o déficit comercial em máquinas ficou negativo em R$ 2,12 bilhões (US$ 1,08 bilhão), mas separo as importações boas dos Estados Unidos e da Alemanha que melhoram nossa competitividade, das chinesas com máquinas similares no Brasil", concluiu.