17/12/09 10h51

Indústria de panetone amplia produção para crescer 20%

DCI

Apesar da preocupação dos fabricantes de panetones com a alta do açúcar em quase 80% no ano, indústrias como Village, segunda marca de panetones do País, e Pandurata Alimentos, grupo que detém as marcas Bauducco, Visconti e Tommy, esperam fechar as vendas de 2009 com um incremento entre 10% e 20% em relação ao ano anterior.

Para sustentar este crescimento, a Pandurata investiu R$ 60 milhões (US$ 34,9 milhões) neste Natal e aportou mais da metade do valor investido em 2009 em uma nova linha de produção que amplia a capacidade em 45%. A nova linha é a maior do mundo e produz 210 mil panetones por dia, segundo a empresa. Em ações de marketing, foram investidos R$ 20 milhões (US$ 11,6 milhões). Com estes aportes, o grupo projeta crescer 20% neste Natal. O faturamento médio anual da companhia é de R$ 1,4 bilhão (US$ 813,9 milhões), envolvendo também a distribuição de Ovomaltine e a operação da Hershey's no Brasil. Apenas a marca Bauducco representa 67% do volume de vendas da categoria. No caso da Village, a empresa aposta em um crescimento de 15% em relação ao último trimestre de 2008.

Quem também pretende ocupar um espaço no market share na linha de panetones em 2009 é a Cacau Show, que investiu mais de R$ 6 milhões (US$ 3,5 milhões) - o dobro do aplicado no ano passado. A empresa já teve um aumento de mais de 65% em volume, na comparação com o ano anterior, chegando a 2.500 toneladas. Para este Natal, a marca criou mais de dez novos produtos e prevê, para este ano, um crescimento de 70% com as vendas do período.

A Yoki Alimentos, sucessora da Kitano S.A., também aproveita a época festiva para crescer 8% neste período, apostando em lançamentos. Em 2008, a empresa movimentou R$ 550 milhões (US$ 300,5 milhões) durante o ano. O vice-presidente da Yoki, Gabriel J. Cherubini, explica que esse é o segundo período do ano mais importante para a empresa, atrás apenas das festas juninas. "O Natal e ano-novo representam hoje 20% de nosso negócio", diz. Para o próximo ano, a empresa prevê ampliações nas fábricas para atender uma maior demanda.