05/02/10 10h02

Indústria do calçado aposta em retomada

O Estado de S. Paulo

A indústria calçadista brasileira, em queda de produção há cinco anos consecutivos, deverá reverter o sinal negativo em 2010, segundo a expectativa de executivos do setor. Medidas governamentais para limitar a importação de calçados da China e o aquecimento do mercado interno tiveram efeitos sobre o desempenho do segmento já no quarto trimestre de 2009.

Após uma queda de 15,7% na produção no primeiro semestre e um recuo de 8,5% no terceiro trimestre de 2009, a produção calçadista aumentou 11,5% no quarto trimestre, pelos dados do IBGE. Segundo o diretor executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Heitor Klein, a reação do setor reflete a expansão do mercado doméstico e, sobretudo, a medida provisória de antidumping editada pelo governo federal em setembro de 2009, que passou a nivelar em US$ 12,47 o par de calçados procedente da China. Segundo dados da Abicalçados, com a medida, que Klein espera tornar-se definitiva a partir da semana que vem, em 2009 foram importados 9 milhões de pares a menos, no ano passado, do que no ano anterior. Em 2008, foram importados pelo País, sobretudo da China, 39 milhões de pares, ante 30 milhões no ano que passou.

De acordo com Klein, com a redução das importações o emprego voltou a subir. Dados também apresentados por ele apontam aumento de 4% no número de vagas na indústria de calçados no ano passado, ante 2008. Segundo o executivo, o mercado interno, destino de 75% dos calçados produzidos no País, tem ajudado bastante na recuperação do setor, sobretudo com os produtos nacionais tomando espaço dos importados. "A venda de calçados depende de renda e o aumento da massa salarial impulsiona o setor." Apesar do otimismo com o desempenho das vendas no mercado interno em 2010, Klein acredita em prosseguimento das dificuldades no mercado externo. Segundo ele, as exportações do setor caíram 28% no ano passado ante 2008, por causa da valorização do real e da retração da demanda mundial.