25/09/07 11h47

Indústria exporta 25% da produção, mostra Firjan

Valor Econômico - 25/09/2007

O índice de exportações da produção industrial brasileira deu um salto de aproximadamente dez pontos percentuais em uma década, passando da casa dos 15% para a dos 25%. E o que revelam os dados do Índice Firjan de Produção Exportada, calculado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Apesar do progresso, a entidade avalia que a indústria do país tem potencial para exportar até 40% da sua produção, estando limitada especialmente pela má qualidade da infra-estrutura do país. Segundo o índice elaborado pela Divisão de Estudos Econômicos da Firjan, no trimestre de abril a junho deste ano 24,9% da produção industrial brasileira foi destinada ao mercado externo, um índice 0,4 ponto percentual maior do que os 24,5% do primeiro trimestre. Nos três anos que foram de julho de 2004 a junho deste ano, o índice foi de 24,7%, evidenciando o estabelecimento de um patamar, segundo análise de Patrick Carvalho, chefe da divisão responsável pelo cálculo do indicador. O pico, de 25,5%, foi alcançado no terceiro trimestre de 2005, fortemente influenciado por exportações pontuais de navios. Nos três anos anteriores (entre julho de 2001 e junho de 2004), a média exportada da produção industrial era de 20,9%. Na segunda metade dos anos 1990, a média era de 15,2%. Produtos alimentícios e celulose puxaram a elevação da média no trimestre passado. Em veículos automotores, a pressão do mercado interno reduziu o índice exportado de 29,6% para 26,5% de um trimestre para o outro. No Rio de Janeiro, o índice de exportações da indústria ficou estável em 12,6%. Em 2003, era de 18,1%.