03/05/07 11h10

Indústria reforça recuperação, diz sondagem

Folha de S. Paulo - 03/05/2007

Os dados sobre o desempenho da indústria nos primeiros meses do ano mostram que a recuperação da atividade já está consolidada. Mas as empresas estão insatisfeitas com as margens de lucro, indica Sondagem Industrial divulgada ontem pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). O indicador da evolução de produção do primeiro trimestre ficou em 51 pontos, contra 46,7 pontos do mesmo período de 2006. Ante o trimestre anterior, que estava em 52,9 pontos, houve queda, mas o recuo, no início do ano era esperado, pois a atividade costuma ser mais intensa no final do ano. Na Sondagem Industrial, valores acima de 50 pontos indicam expectativas positivas. O boletim mostra que o processo de recuperação foi mais evidente nas grandes e médias empresas. Para as pequenas, houve pequeno recuo -46,2 pontos, contra 52,7 pontos do trimestre anterior. A CNI ressalta, no entanto, que a intensidade da queda foi inferior à dos primeiros trimestres de 2005 e 2006. Sobre condições financeiras das indústrias, o índice de satisfação com a margem de lucro ficou em 41,7 pontos. Pequenas empresas, em especial, reclamaram de dificuldade para acesso ao crédito.