03/12/10 11h32

Indústria vai aumentar ritmo de investimentos em 2011, prevê CNI

Folha de S. Paulo

Pesquisa elaborada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) revela que o setor industrial brasileiro vai acelerar o ritmo de investimentos em 2011. Do universo ouvido, 92% dos empresários anunciaram investimentos para o ano que vem. O foco será atender ao mercado interno, ênfase que enfraquecerá a posição da indústria exportadora, alerta Flávio Castelo Branco, gerente-executivo de política econômica da CNI.

A sondagem foi apresentada ontem no 5º Encontro Nacional da Indústria. O levantamento foi feito com 454 empresas do país. Segundo os industriais, a atual capacidade de produção não é suficiente para atender a demanda do mercado interno. Esses investimentos, portanto, garantem o abastecimento e reduzem o risco de inflação por demanda.

Neste ano, 89,6% dos industriais investiram em suas fábricas. Desses, 61,4% afirmam ter cumprido os investimentos planejados. O grupo restante cumpriu parcialmente o plano, seja porque reavaliou a demanda, seja porque não conseguiu vencer a burocracia. Os investimentos para 2011 deverão ser feitos, de forma majoritária, pelo capital dos próprios empresários. Bancos oficiais serão a segunda fonte.