17/04/13 11h09

Indústrias da região são as que mais contrataram em SP

Folha da Região

A geração de emprego no setor industrial na região de Araçatuba cresceu novamente em março com variação de 3,8% em relação ao mês anterior, o que representa a abertura de 2,3 mil postos de trabalho. Foi o melhor nível do Estado de São Paulo no mês. No acumulado do ano, a alta é 7,03% no ano, o que corresponde à criação de 4,1 mil vagas. O setor que mais impulsionou as contratações no mês foi o de produção de alimentos, influenciado pelo início da safra da cana-de-açúcar na maioria das usinas da região, especialmente pela fabricação do açúcar.

Os números são da pesquisa “Nível de Emprego Industrial” divulgada pelo Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), que em Araçatuba abrange 34 municípios. Devido ao desempenho, a região ocupa a primeira colocação no ranking do emprego na indústria paulista, de um total de 36 regionais do Ciesp. Na sequência aparecem Sertãozinho (3,68%) e São João da Boa Vista (2%). Em março do ano passado, quando as indústrias também obtiveram destaque na abertura de vagas, a região de Araçatuba estava na terceira posição.

Além do variação do setor de produtos alimentícios (10,01%), o resultado do mês reflete o desempenho positivo dos setores de confecção de artigos do vestuário e acessórios (5,73%); coque, petróleo e bicombustíveis (3,84%); máquinas e equipamentos (1,03%); e artefatos de couro, calçados e artigos para a viagem (0,82%). Dos 14 setores avaliados na região de Araçatuba, apenas os setores de celulose, papel e produtos de papel (-5,5%); impressão e reprodução de gravações (-1,54%); máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-2,56%); e móveis (-2,04%) tiveram variação negativa.