25/05/15 13h55

Indústrias geram 32% do PIB regional

Mogi News

As indústrias instaladas nos municípios do Alto Tietê são responsáveis por 32% do Produto Interno Bruto (PIB) da região. São cerca de 2 mil companhias que já geraram mais de R$ 7,3 bilhões, contribuindo para a economia dos municípios de Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Suzano. Os dados foram informados pela diretoria regional do Alto Tietê do Centro de Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).

O município que atingiu o maior índice do PIB para a região foi Suzano, que conseguiu chegar as margens de R$ 2,6 bilhões, correspondente a 45% do total no Alto Tietê. A cidade conta com 722 empresas, que já foram responsáveis por gerar 18 mil empregos formais, segundo informações do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rafael Garcia.

"As grandes indústrias que se instalaram em Suzano, em suas primeiras décadas de existência, foram extremamente importantes para o desenvolvimento econômico da cidade", disse o chefe da pasta. "O município conta com indústrias fortes como a Suzano Papel e Celulose, Sanofi Aventis, Clariant, Komatsu e International Paper (antiga Orsa). Essas são as principais empresas que contribuem tanto no repasse de tributos, quanto na geração de emprego e renda".

Para Garcia, Suzano está em fase de readequação para os anos seguintes. "Estamos em fase de estudo para a implantação de uma lei de incentivos fiscais,".

Mogi das Cruzes é a segunda cidade da região que mais gera PIB (R$ 2,4 bilhões), responsável por 28% no Alto Tietê. Segundo o Secretario de Desenvolvimento Econômico do município, Osvaldo Bolanho de Faria, a cidade é muito forte nesse setor. "A Gerdau e a Kimberly, instaladas na região do Cocuera, são as maiores geradoras de impostos hoje", revelou. Porém, a maior empregadora, segundo o chefe da pasta é a NGK, com um histórico de 1,3 mil empregos gerados.

Itaquaquecetuba é a terceira no ranking do PIB , com arrecadação de R$ 1,1 bilhão. Ferraz de Vasconcelos também é responsável por 34% da fatia do PIB, pois gerou 552,9 milhões. Biritiba Mirim e Guararema conseguiram atingir entre R$ 39,9 milhões e R$ 121,1 milhões, respectivamente.