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Infraero corre contra o tempo para expandir sua rede

Valor Econômico – 11/08/2008

Qual é a probabilidade de o Brasil - não como seleção de futebol, mas como organizador da Copa de 2014 - achar-se como um time afobado que precisa fazer um gol aos 45 minutos do segundo tempo para ganhar o jogo? Em relação a aeroportos, a Infraero diz que está "na corrida contra o tempo" para que toda a sua rede esteja em "perfeitas condições e possa receber, com conforto e segurança, passageiros do Brasil e do exterior." A pedido do Valor, a estatal enviou informações mais detalhadas sobre quais as ampliações planejadas até 2014 e em que fase elas se encontram. A companhia informou que, nos próximos seis anos, a capacidade nominal de Guarulhos deve passar de 16,5 milhões de movimentos de passageiros por ano para 30 milhões - hoje, o valor nominal é a metade da capacidade calculada como real. Em Viracopos, a ampliação calculada é de dois milhões ao ano para 17 milhões; no Galeão (RJ), de 15 milhões para 22 milhões; em Brasília, de 7,4 milhões para 25 milhões e, em Confins, em Belo Horizonte, de quatro milhões para oito milhões. Em Viracopos, que, segundo a Infraero, será o aeroporto mais importante da rede até 2030, as construções de uma segunda pista e de novos pátios são previstas para até o fim de 2010. A Infraero, porém, não especificou o prazo para a ampliação do terminal de passageiros, essencial para a expansão de capacidade. Em Guarulhos, a estatal diz que serão construídos dois pátios de aeronaves e o terceiro terminal de passageiros.