11/06/14 15h44

Infraero inicia hoje operação de novas instalações de aeroporto

Meta da empresa é triplicar capacidade do aeroporto de São José; no ano passado, terminal recebeu 159 mil passageiros

O Vale – São José dos Campos

A Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) coloca em operação hoje parte das obras de ampliação e modernização do aeroporto de São José dos Campos.

Segundo a empresa, estará à disposição de passageiros e demais usuários uma nova sala de embarque/desembarque, com aproximadamente 1.200 m², um novo saguão de embarque e balcões de check-in.

A Infraero informou que a liberação de parte da ampliação será uma “operação assistida”.

“Por operação assistida compreende-se um período de testes da infraestrutura, quando se acompanha o funcionamento de todos os equipamentos e são realizados os ajustes necessários”, informou a empresa em nota.

Prazo
O prazo para execução dos serviços de ampliação e modernização do terminal aeroportuário é de 360 dias consecutivos, contados a partir da emissão da ordem de serviço, que ocorreu em 5/7/13.

O investimento é de R$ 16,68 milhões e a previsão de conclusão das obras está programada para o final de julho. A ampliação eleva de 800 m2 para cerca de 5,8 mil m² a área do terminal de passageiros.

Atualmente, apenas a Azul operar no terminal.

A melhoria do aeroporto é uma obra do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal.

A contratação da obra foi feito pelo RDC (Regime Diferenciado de Contratação), utilizado para as obras da Copa do Mundo, e que também é utilizado nos projetos do PAC.

Capacidade
O projeto de ampliação do aeroporto prevê a ampliação e a reforma do terminal de passageiros, por meio de construção em alvenaria com cobertura metálica, que aumentará em três vezes a capacidade do aeroporto, atualmente de 190 mil passageiros.

A área, que possui 864 m2, passará a ter 5.000 m2.

O terminal de passageiros passará a ter capacidade para atender simultaneamente às três posições de aeronaves disponíveis no pátio para a aviação regular, proporcionando mais conforto aos passageiros nas operações de embarque e desembarque.

Outras melhorias previstas no projeto de ampliação e modernização do terminal são implantação de novos portões, instalação de duas esteiras de restituição de bagagem e de novos balcões de check-in.

Está prevista ainda a criação de 320 vagas de estacionamento, com vagas exclusivas para idosos e portadores de necessidades especiais e espaço específico para estacionamento de motos e bicicletas.

No ano passado, o movimento de passageiros no terminal aeroportuário foi de cerca de 159 mil pessoas.

Em relação ao movimento de 2012, houve recuo de 29%. Neste ano, circularam pelo terminal 212.536 passageiros.

O governo Carlinhos Almeida (PT) tenta atrair empresas aéreas para o terminal, para aumentar as opções de voos e destinos.

Saiba mais
Operação
Infraero começa a operar hoje, em fase de teste, parte da ampliação do terminal aeroportuário de São José

Novo
Será liberada a nova sala de embarque/desembarque com 1.200 metros quadrados, um novo saguão de embarque e balcões de check-in

Conclusão
A previsão para a conclusão das obras é final de julho deste ano, segundo a Infraero

Investimento
As obras foram iniciadas em julho do ano passado a um custo de R$ 16,6 milhões