07/05/10 10h40

Inglesa TI reforça presença no Brasil

Valor Econômico

A TI Automotive, fornecedora de sistemas de condução de fluidos para a indústria automotiva, planeja investir R$ 40 milhões (US$ 22,9 milhões) até 2015 em novos negócios, automação e equipamentos. Os investimentos integram a estratégia da empresa inglesa de aumentar a sua participação de mercado no segmento de bombas e módulos de combustível, onde detém hoje uma participação de 15%. "O nosso objetivo é chegar a 30% de mercado até o fim de 2011", afirma o diretor-geral da TI Automotive para a América Latina, Marco Buck. Uma das primeiras ações para dobrar a participação nesse setor, segundo o executivo, foi feita com a transferência da linha de fabricação que mantinha em Caçapava (SP) para uma área em São José dos Campos, onde a TI mantém uma unidade industrial desde 1959 e é considerada a maior fábrica do grupo no mundo. A nova unidade iniciou suas atividades há cerca de quatro meses.

Em Caçapava, a TI deixou de produzir tanques de combustível e manteve apenas as atividades do seu centro de tecnologia, que se dedica ao desenvolvimento e testes de validação dos produtos fabricados pela empresa. O negócio de tanques foi vendido para a IPA Indústria de Produtos Automotivos. A TI também atua no mercado brasileiro de tubos de freios, com 85% de participação nesse segmento, segundo a empresa. Os tubos de freios são produzidos na unidade de São José dos Campos, que também concentra as atividades corporativas do grupo na América Latina e as linhas de fabricação de tubos multicamadas para combustível e de ar condicionado. "A fábrica de São José é a única na América Latina que produz tubos metálicos para freios e também a mais completa em termos de portfólio entre as unidades do grupo no mundo", disse.

Além dos países da América Latina, os tubos de freios são exportados para África, Espanha e Itália. As exportações, de acordo com Buck, representam entre 20% e 25% da produção interna. O executivo revela ainda que a Alemanha começará a receber os produtos da filial brasileira nos próximos meses. "O Brasil, junto com China, Índia e Canadá são os únicos polos produtores no mundo de tubos metálicos com acabamento em polivinil fluoretano (PVF) e a TI Automotive é a única fabricante desse produto no mercado brasileiro, que também é abastecido por importados, mas em pequena quantidade". Nos Estados Unidos e Europa, segundo Buck, os tubos já estão sendo fabricados com outro tipo de acabamento, mais adaptado ao clima dessas regiões.

Embora exista uma demanda favorável à exportação, o diretor da TI Automotive afirma que as vendas externas não têm sido um bom negócio por conta da paridade cambial. Apesar das dificuldades com o câmbio, as atividades da TI Automotive no mercado brasileiro e latino americano estão em franco crescimento. Segundo previsão da companhia, os negócios no Brasil devem registrar um crescimento de 14% no faturamento da companhia em 2010. Em 2009 a TI Automotive faturou R$ 190 milhões (US$ 96,5 milhões) no país. Na América Latina, que responde por 7% da receita global do grupo (US$ 2 bilhões em 2009), a empresa estima um crescimento de 17% no seu faturamento este ano, cerca de R$ 260 milhões (US$ 148,6 milhões). A TI Automotive está presente em 27 países, com 126 fábricas e 14 mil funcionários. A GM responde por 30% do faturamento da TI no Brasil, seguida pela Volks (15%), Renault-Nissan (13%), Fiat (11%) e Ford (7%), entre outras. A filial brasileira possui um total de 1,3 mil funcionários, distribuídos em cinco fábricas: Gravataí (RS), São José dos Pinhais (PA) e Juatuba (MG), além das duas unidades em São José dos Campos, onde trabalham 850 empregados.