09/10/20 12h53

Inova Prudente integra Rede Paulista de Centros de Inovação Tecnológica

Estado reconheceu a instituição com Centro de Inovação Tecnológica e credenciou a unidade prudentina para integrar a RPCITec

O Imparcial

Nesta semana, a Fundação Inova Prudente, de Presidente Prudente, deu mais um importante passo para o desenvolvimento da capital do oeste paulista, após ser reconhecida pela Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo como CIT (Centro de Inovação Tecnológica), além de ser credenciada para integrar a RPCITec (Rede Paulista de Centros de Inovação Tecnológica) do Estado. A Resolução 32/2020 foi assinada no dia 2 de outubro, publicada no Diário Oficial, e reconhece a Fundação de Educação, Pesquisa e Inovação “Vicente Furlanetto” como um espaço criado para estimular o crescimento e competitividade das micro e pequenas empresas, por meio do avanço tecnológico, além de articular em um só lugar a pesquisa, inovação e o mercado.

CIT é um espaço criado para estimular o crescimento e competitividade das micro e pequenas empresas. Adaptado às condições e necessidades locais, o empreendimento concentra e oferece um conjunto de mecanismos e serviços de suporte ao processo de inovação das empresas, promovendo a interação entre empreendedores e pesquisadores para o desenvolvimento de setores econômicos. Nesse sentido, a RPCITec foi criada para disseminar a cultura da inovação nos municípios, estimulando a instalação de centros locais. O centro pode operar laboratórios, fornecer serviços de apoio tecnológico e certificação da qualidade, verificação de produtos e processos, entre outras atividades. Pode prever a formação de mão de obra especializada com o apoio de outras entidades do Estado, bem como estar associada às incubadoras de empresas de base tecnológica, acrescenta a Secretaria Estadual de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação.

"CIT" em Prudente

Ter um CIT no município, segundo a Inova, não mexe somente com os ânimos dos empreendedores e pesquisadores, mas também abre portas e atrai investimento. Os centros credenciados têm acesso a créditos, apoio institucional e novas conexões com outros ecossistemas e CITs do Estado. De acordo com o secretário municipal de Tecnologia da Informação e presidente do Conselho Curador da Fundação, Rogério Marcus Alessi, essa é uma conquista coletiva e um legado para toda região. “Com este credenciamento, a Fundação Inova Prudente passa a fazer parte da rede do Estado, ou seja, o que é produzido aqui poderá ser compartilhado com as outras instituições, assim como podemos compartilhar projetos, pesquisas e ações desenvolvidas pelos demais CITs”. “Agora são nove Centros de Inovação Tecnológica credenciados no Estado de São Paulo: Jundiaí, Marília, Indaiatuba, Guarulhos, Bauru, Rio Claro, Guarujá, Embraer e agora Presidente Prudente”, acrescenta o secretário.

Para receber o credenciamento, a entidade gestora, como é chamada a pessoa jurídica que cuida do centro, neste caso, a Fundação Inova Prudente, teve que demonstrar que articula a pesquisa com negócios, e que auxilia a cadeia produtiva que leva (e ajuda levar) inovação às empresas. Também foi necessário demonstrar que é um agente transformador de conhecimento e pesquisa em inovação, e que essa inovação consegue chegar como benefícios para a sociedade. “Não basta apoiar ou realizar a pesquisa, é preciso que ela se transforme em produtos ou serviços, e que a sociedade possa se beneficiar. Além disso, é indispensável que seja capaz de se articular com demais players do ecossistema, como são chamados outros integrantes, ou seja, uma entidade que articula e trabalha em conjunto, que auxilia nos processos de terceiros, e que agrega valor”, acrescenta a instituição. A unidade também deve demonstrar capacidade de gestão, ter um projeto sustentável e estar inserida num ambiente que contenha todos os elementos necessários para o seu desenvolvimento.

Novos projetos

Agora credenciada para integrar a Rede Paulista de Centros de Inovação Tecnológica do Estado, a Fundação Inova Prudente planejará o Parque Tecnológico, conforme adianta o secretário. Segundo o Estado, são empreendimentos para a promoção de ciência, tecnologia e inovação, que oferecem oportunidades para as empresas transformarem pesquisas em produtos, aproximando centros de conhecimento (universidades, centros de pesquisas e escolas) do setor produtivo (empresas em geral). Esses ambientes propícios para o desenvolvimento de empresas de base tecnológica e para a difusão da ciência, tecnologia e inovação, estimulam a sinergia de experiências entre as empresas, tornando-as mais competitivas.

Em reunião virtual com o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Marcos Vinícius de Souza, a fundação foi informada que estão previstos investimentos de R$ 60 milhões para os centros de inovação credenciados no Estado em 2021, e parte destes recursos podem ser investidos na Inova Prudente.

fonte: https://www.imparcial.com.br/noticias/inova-prudente-integra-rede-paulista-de-centros-de-inovacao-tecnologica,38676