03/07/19 11h36

Inova Ribeirão discutirá novas tendências para comércio, indústria e serviços

Evento é realizado pela ACIRP, em parceria com Agência USP de Inovação, Ciesp, Sebrae, Senac, Senai, Supera, Sincovarp e Prefeitura, e será nos dias 16, 17 e 18 de julho, no Senai

Agência USP de Inovação

A ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, em parceria com Agência USP de Inovação, Ciesp, Sebrae, Senac, Senai, Supera, Sincovarp e Prefeitura, realiza nos dias 16, 17 e 18 de julho, no Senai, o Inova Ribeirão 2019, evento que vai abordar temas ligados ao empreendedorismo e à inovação e aproximar as empresas dos principais provedores de soluções e de linhas de crédito.

“A região de Ribeirão Preto tem um grande ecossistema de inovação nas empresas, nas Instituições de Ciência e Tecnologia e em startups, por isso, percebemos a importância de se criar um evento deste tipo com o objetivo de sensibilizar os empreendedores para que busquem conhecimento na área de inovação, pois é isso que vai definir a sobrevivência de uma empresa a médio e longo prazos”, afirma Dorival Balbino, presidente da ACIRP.

“O Inova é uma oportunidade única de construirmos aproximação entre todos os atores do ecossistema de inovação, de forma a discutirmos em conjunto possibilidades de superar os desafios tecnológicos existentes para melhorarmos o desempenho das nossas empresas a partir da transferência de tecnologia da Universidade e Institutos de pesquisa”, comenta Geciane Silveira Porto, vice coordenadora da AUSPIN, Agência USP de Inovação.

O Inova Ribeirão é aberto à participação de empresários, pesquisadores e instituições da região que desejam realizar negócios em inovação e fortalecer o ecossistema regional de desenvolvimento econômico e tecnológico. O ingresso é solidário: um pacote de fralda geriátrica. A inscrição deve ser feita no site https://www.inovaribeirao.org.br .

“Este evento é de muita importância para a cidade de Ribeirão Preto e região, pelo fato de mostrar muitas inovações que acontecem na nossa região, mas, não são divulgadas, além de colocar clientes e fornecedores de tecnologia frente a frente, proporcionando a cada um dos participantes atuar como provedor de solução em toda a cadeia produtiva”, completa Valdeir Donizete Borges, coordenador de atividades técnicas do Senai.

 

Programação

O primeiro dia do Inova Ribeirão será dirigido ao setor da indústria. Serão discutidas a Indústria 4.0 e a IoT – Internet das Coisas. Painéis e palestras serão apresentados simultaneamente.

Na sala 1, serão realizados: painel de abertura “Gestão da Inovação na Empresa: Desafio em tempos de disrupção permanente”, seguido por uma mesa redonda com especialistas da área; painel “Financiamento da Inovação e Modernização das Empresas”; palestra “Políticas Públicas de Apoio à Inovação – a visão dos governos”; painel técnico “Transição tecnológica: como sua empresa pode avançar rumo à indústria 4.0”; e uma palestra sobre inteligência artificial na indústria.

Na sala 2, serão discutidas as tendências tecnológicas e parcerias em PD&I na indústria da saúde.

Na sala 3, serão apresentadas palestras sobre inovação em processos produtivos na construção civil: Building Information Modeling – BIM e novos materiais para a construção civil.

Já na sala 4, o minicurso “Nanotecnologia Aplicada em Produtos e Processos”.

O segundo dia será voltado para o comércio varejista e o setor de serviços. Os participantes poderão debater assuntos como marketing tradicional e digital.

Na sala 1, será tratado o tema “Transição digital em comércio e serviços multicanais – tecnologias e processos para vender mais e melhor” e os painéis “A construção da experiência do consumidor x funil de vendas multicanal”; “Macro Tendências Tecnológicas e novos modelos de negócios – oportunidades e desafios”; “Financiamento da Inovação”; “Gestão de relacionamento com o cliente: CRM, Big Data e Inteligência Artificial”; “Tendências tecnológicas para a gestão e integração do varejo físico e digital”.

Na sala 2, o tema será inovação em serviços de alimentação: “Desenvolvimento de novas receitas e produtos: como planejar, executar e testar o potencial e conservação de alimentos”.

Na sala 3, serão abordados os temas inovação em serviços de saúde e novas tecnologias.

Na sala 5, será discutida a inovação para micro e pequenas empresas em dois minicursos do Sebrae: “Conheça o seu cliente para inovar” e “Da ideia à entrega”.

À noite, no auditório principal, será realizado o Demoday Sebrae.

O último dia será focado nas empresas inovadoras em estágio inicial, as startups. Serão apresentados, na sala 1, os painéis: “O que as aceleradoras buscam em startups: Unicórnios, mas com espaço para Zebras e outros bichos”; “Financiamento da Inovação e modernização das empresas”; e “O que os investidores e órgãos de fomento buscam em uma startup”.

À tarde, serão realizados encontro e mostra de startups.

Durante todo o evento, o Senai oferecerá a oportunidade de conhecer mais sobre Indústria 4.0 e IoT – Internet das coisas em duas escolas Móveis.

Serviço: Inova Ribeirão

Dias: 16, 17, e 18 de julho

Horário: a partir das 8h30

Local: Senai – Rua Capitão Salomão, 1813 – Campos Elíseos

Inscrição: https://www.inovaribeirao.org.br