15/09/22 12h00

Inovações tecnológicas são destaques em feira de construção no interior de São Paulo

Resumo: O crescimento imobiliário no interior propulsiona o mercado da construção civil da região Bragantina que investe em sustentabilidade e energia limpa

Revista Grandes Construções

As inovações tecnológicas e a preocupação com a construção limpa e sustentável estão cada vez mais presentes nos novos empreendimentos imobiliários tanto residencial, comercial e industrial. 

Com isso, cada vez mais os construtores e o mercado imobiliário estão se preocupando com o tema sustentabilidade, o que vem gerando mais investimento neste segmento e desenvolvimento de novos produtos. 

Na Construexpo, que acontece de 15 a 18 de setembro de 2022, em Atibaia (SP), empresas do setor da construção estarão apresentando novidades sustentáveis. Serão cerca de 80 expositores como construtoras, fornecedores e serviços, entre eles, empresas com novas modalidades construtivas, e soluções totalmente limpas. 

Quem visitar a feira poderá conhecer novidades, tendências e essas modalidades sustentáveis como Steel Frame, Blocon, Tijolo Ecológico, EPS e, também, poder circular por casas construídas com alguns destes sistemas, que estarão em exposição para visitação. 

É o caso da casa em EPS do Grupo Isorecort, que apresentará sua linha completa de soluções sustentáveis para a construção civil. Para demonstrar como é possível construir casas, galpões e também escritórios de “isopor” (como o EPS, ou poliestireno expandido, é popularmente conhecido), com zero descarte de materiais, a empresa terá uma casa de 60 m² exposta no evento. Além da casa, um pórtico em EPS dará as boas-vindas aos visitantes. Escada e molduras feitas com o material também estarão expostas. 

O material já é reconhecido mundialmente, e está presente em diversas construções residenciais e comerciais tanto na Europa quanto nos Estados Unidos e na Ásia, justamente por ser vantajoso em diversos aspectos. 

Totalmente reciclável, ele gera 0% de descarte de resíduos; promove rapidez na obra; possui em sua composição 2% de matéria prima e 98% de ar; é isolante térmico, mantendo a temperatura ideal dentro dos ambientes; e é também resistente, assegurando durabilidade à construção. 

Outra tendência que estará presente na Construexpo é a construção modular da empresa TAEC Módulos. Esta modalidade também economiza tempo na obra, desperdício de material com edificação simultânea, suaviza a emissão e carbono no ar, já que é realizada basicamente com a combinação de aço, vidro e madeira, sendo assim totalmente sustentável. 

Na feira a empresa estará expondo a TAEC HOUSE 1 módulo de 3,0 x 9,0m, totalizando 27m². Pequenas casas como essa são tendências mundiais e conhecidas também como Tiny House, cujo conceito é embasado na filosofia do minimalismo. 

Já a Thermo-Iso que desenvolve produtos sustentáveis é fabricante de soluções para o segmento da construção civil e indústrias, utilizando poliuretano (PUR) e poliisocianurato (PIR). Seus construtivos (painéis e telhas) são isolantes térmicos e acústicos, que podem ser usados na construção de casas e em variados ambientes. 

E para mostrar a versatilidade e eficácia dos produtos, a empresa vai construir para a feira uma casa container, estilo que faz parte das construções modulares, que já está sendo muito usada por arquitetos. A casa tem 5 m x 3 m e estará totalmente mobiliada para mostrar toda a versatilidade dos painéis e telhas. 

Segundo especialistas do mercado a aceitabilidade destas modalidades irá aumentar muito nos próximos 5 a 10 anos – primeiro por parte dos investidores, e depois por parte de quem constrói por conta própria. “É um processo natural, pois o público investidor está mais próximo das tecnologias, buscando inovar”, diz Eliane Dias, CEO da Construexpo Atibaia. 

“Estamos vivendo uma mudança comportamental em que o movimento da sustentabilidade na construção civil vem ganhando cada vez mais espaço, buscando a redução de impactos ambientais e proporcionando uma boa qualidade de vida para as futuras gerações”, continua Eliane. 

“Os investimentos de construtoras e indústrias do setor para esta demanda só aumentam e potencializam não só o bem-estar como a viabilidade econômica com novos conceitos construtivos, por outro lado, temos o consumidor que busca por soluções sustentáveis e inovações em eficiência energética com preços competitivos”, conclui a CEO. 

fonte: https://grandesconstrucoes.com.br/Noticias/Exibir/inovacoes-tecnologicas-sao-destaques-em-feira-de-construcao-no-interior-de-sao-paulo#:~:text=Inova%C3%A7%C3%B5es%20tecnol%C3%B3gicas%20s%C3%A3o%20destaques%20em%20feira%20de%20constru%C3%A7%C3%A3o%20no%20interior%20de%20S%C3%A3o%20Paulo&text=As%20inova%C3%A7%C3%B5es%20tecnol%C3%B3gicas%20e%20a,tanto%20residencial%2C%20comercial%20e%20industrial.