28/07/16 15h03

InovAtiva Brasil anuncia startups selecionadas para o segundo ciclo de aceleração 2016

Agência CT&I

O segundo ciclo de aceleração do InovAtiva Brasil já tem as suas 300  startups selecionadas. As empresas escolhidas estão em 24 estados e no Distrito Federal, sendo a maioria situada no Sul e Sudeste do Brasil. As participantes terão a oportunidade de passar por mentoria com profissionais experientes e conexão com investidores.

O Sudeste foi a região com o maior número de startups selecionadas (118), sendo a capital paulista responsável por 23,67% do total. No Sul, foram 101 empresas selecionadas, seguido por Nordeste (50), Centro-Oeste (16) e Norte (15). Destacam-se startups que atuam em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Serviços, Saúde e Agronegócio.

Criado em 2013, o InovAtiva Brasil é o maior e mais abrangente programa de aceleração para empresas iniciantes com propostas inovadoras e sólidas que precisem conhecer mais sobre o negócio. O programa, que até o ano passado promovia apenas um ciclo de aceleração por ano, cresceu após contar com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A entrada do Sebrae tornou o InovAtiva mais robusto e possibilitou que, pela primeira vez, o programa tivesse um segundo ciclo de aceleração. Isso abre as portas para o sucesso de cada vez mais negócios inovadores, com menos burocracia e mais acesso a investidores”, comenta o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

Com o avanço do programa, startups de todas as regiões do país estão tendo acesso à aceleração. “No segmento de startups, o empreendedor precisa de treinamento e qualificação diferente. E o objetivo do InovAtiva é qualificar empresas também fora dos grandes centros e oferecer gratuitamente mentoria com qualidade de nível mundial’’, afirma Marcos Vinicius de Souza, secretário de Inovação e Novos Negócios do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

O programa, executado pela Fundação Certi, conta com a correalização do Sebrae e tem o Senai como parceiro estratégico. Oferece capacitação em empreendedorismo inovador, conexão com parceiros, mentoria com profissionais renomados e vantagens em outros programas públicos e privados de fomento à inovação. Usuários cadastrados na plataforma podem acessar gratuitamente o conteúdo de capacitação em cursos.

Já a participação nos ciclos de aceleração é restrita a projetos inscritos e aprovados pelos avaliadores do programa. São até 300 vagas disponíveis para entrada em cada ciclo e até 125 são selecionados para a etapa final, na qual apresentam seus negócios a empresas e investidores.