10/08/22 14h43

Instituto PROA abre 150 vagas para curso gratuito de tecnologia e programação

Os jovens receberão notebook, plano de dados, uniforme, mochila, vale-transporte e todo suporte necessário para acompanhar as aulas

Startupi

Segundo estudo realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (BRASSCOM) até 2025 o Brasil terá uma demanda por 797 mil profissionais de tecnologia, essa demanda por profissionais foi distribuída por tecnologias maduras, emergente e de nicho. Pensando em capacitar jovens, entre 17 a 22 anos, para ocupar esses cargos e iniciarem a carreira profissional, o Instituto PROA desenvolveu o curso ProProfissão. A próxima turma disponibilizará 150 vagas e iniciará em 06 de fevereiro de 2023. 

Para participar os interessados precisam estar cursando ou terem concluído o 3º ano do Ensino Médio na rede pública e residirem nas cidades da Grande São Paulo. As inscrições irão até o dia 10 de novembro de 2022 e podem ser feitas no site da organização. 

Os jovens receberão notebook, plano de dados, uniforme, mochila, vale-transporte e todo suporte necessário para acompanhar as aulas – que acontecerão de segunda a sexta-feira em dois turnos: manhã (9h às 13h) e tarde (14h às 18h). O curso é semipresencial, às segundas, quartas e sextas-feiras os alunos podem acompanhar de forma remota, já às terças e quintas-feiras as aulas serão presenciais no Senac Lapa Tito (R. Tito, 54 – Vila Romana, São Paulo – SP). 

Alunos que fizeram o curso

Isabelle Victoria Pereira se formou no último semestre e atualmente cursa análise e desenvolvimento de sistemas na FIAP. “Fazer parte do Instituto PROA foi incrivelmente enriquecedor na minha vida e carreira, sem dúvidas existe a minha versão antes e depois do curso. Aprendi, amadureci, cresci e descobri que o meu limite é muito acima de onde eu imaginava. Além de ensinar programação, o PROA ensina comunicação e habilidades comportamentais, o que em meu ver faz toda a diferença.” 

Isabelle complementa que “Antes do PROA me sentia completamente perdida quanto o meu futuro, hoje me sinto uma pessoa preparada para ingressar no mercado de trabalho e, graças a essa grande oportunidade, eu consegui me preparar para os processos seletivos e atualmente sou estagiária na área de Gestão de Projetos de TI. O PROA é muito mais do que um curso, é uma experiência. Lá eu fiz amigos e construí lembranças que levarei durante toda a minha vida! Foram 6 meses lindos e de eterna gratidão”, finaliza a jovem. 

Alini Dal’Magro, CEO do Instituto, explica que cursos técnicos são um bom caminho para quem deseja iniciar a vida profissional e aliados às oportunidades de emprego da iniciativa privada, possibilitam acesso rápido à formação e ingresso de novos talentos no mercado de trabalho. 

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, em 2050, o Brasil será o 6º país com a maior população idosa do mundo, na frente de outros países desenvolvidos. Por isso, cuidar dos jovens agora, significa garantir o amanhã funcionando como uma engrenagem, fazendo girar a economia de forma sustentável. Para isso, eles precisam ser vistos e desenvolvidos hoje. 

“Queremos impulsionar esses jovens para essas oportunidades. A área de programação está muito aquecida e estamos felizes em formar esses futuros profissionais. As turmas anteriores foram um sucesso, com centenas de jovens empregados com excelentes salários e conquistando o tão sonhado êxito profissional, isso nos deixa cheios de orgulho e confiantes que estamos no caminho certo”, explica Magro. 

fonte: https://startupi.com.br/instituto-proa-abre-curso-gratuito-de-tecnologia/