21/05/14 16h42

Interesse por pesquisa com biomassa atrai grupo alemão a São Carlos

Primeira Página – São Carlos

A busca por fontes alternativas de energia é uma das razões que está atraindo um grupo de alemães a São Carlos nesta terça-feira, 29. Interessados em pesquisa que aproveitam e avaliam o impacto do uso de resíduos na agricultura, bem como na geração de adubo, energia e emprego de novos materiais, os pesquisadores ainda esperam desenvolver projetos de cooperação com instituições brasileiras.

O grupo visita a Embrapa Instrumentação, às 15 horas, onde estudos procuram reaproveitar os resíduos agrícolas, agroindustriais e urbanos na geração de bioenergia, como insumos de outras cadeias produtivas, na obtenção de novos materiais, além de uso como fertilizante.

Wilson Tadeu Lopes da Silva vai apresentar um panorama das pesquisas, potenciais e perspectivas dos estudos desenvolvidos na Embrapa Instrumentação. Para ele, os resíduos representam um passivo ambiental e econômico para a sociedade, ao mesmo tempo em que para a pesquisa é sinônimo de desafio e oportunidade. “A própria Política Nacional de Resíduos Sólidos pondera que os resíduos recicláveis são bens de valor econômico e social, portanto é papel da pesquisa científica e tecnológica procurar por novos produtos e processos que visem o aproveitamento destes materiais”.

Já o pesquisador Nicolai David Jablonowski pretende focar sua apresentação na “Bioeconomia aplicada; resíduos agrícolas para melhorar a produção de biomassa”, além de discutir atividades futuras no âmbito dos projetos de colaboração entre Alemanha e Brasil.

Os pesquisadores alemães pertecem ao Forschungszntrum Jülich, uma das mais importantes instituições de pesquisa alemã e com a qual a Embrapa já mantém cooperação científica. Em janeiro de 2012 foi criado o Labex Europa – posto Alemanha, uma espécie de laboratório virtual no exterior. A visita é fruto da articulação do pesquisador da Embrapa Instrumentação, Paulo Herrmann, atualmente desenvolvendo pesquisa no posto Alemanha.