08/03/24 14h55

Intermodal, em São Paulo, reúne ‘gigantes’ do Porto de Santos

A 28º edição do evento teve recorde de público, com 44 mil pessoas

A Tribuna

Uma oportunidade de acompanhar bons debates, de receber empresários de vários países para mostrar os serviços oferecidos, a infraestrutura de trabalho e, claro, encontrar novos parceiros de negócios em meio a um recorde de público: 44 mil pessoas. Assim foi a 28ª edição da Intermodal South America, de terça a quinta-feira, em São Paulo, que contou com a participação de grandes empresas que atuam no Porto de Santos.

Presidente da Aliança Navegação e Logística, do Grupo Maersk, Luiza Bublitz disse que, durante o evento, foi possível ouvir as expectativas dos clientes, falar sobre os planos da empresa e de novas frentes de negócios. “A maior demanda é por soluções integradas. E uma boa solução logística, considerando as dificuldades do mundo hoje, precisa ser integrada, digitalizada, descarbonizada e democratizada. É disso que se trata”, diz Luiza.

O CEO da BTP, Ricardo Arten, afirma que a companhia conseguiu mostrar na Intermodal os investimentos previstos em inovação, tecnologia e sustentabilidade. Ele lembrou que o contrato de arrendamento da BTP no Porto de Santos, que venceria em 2027, foi prorrogado antecipadamente, no ano passado, até 2047.

“A BTP assinou um compromisso de investir R$ 1,9 bilhão no terminal. Esse investimento vai ao encontro da nossa política de ESG, são investimentos em novos equipamentos ultramodernos, tecnologia 5G, e temos uma ambição de, a partir de 2030, ter um terminal carbon free (livre de carbono). Isso significa tirar poluição e colocar energia limpa”, explica Arten.

Sócio-diretor da T2S Tecnologia, Ricardo Pupo Larguesa demonstrou na Intermodal os sistemas inovadores desenvolvidos pela empresa para atender ao setor portuário. “Nosso trabalho, na maior parte das vezes, é remoto. Então o evento é uma oportunidade de encontrar clientes e parceiros e ampliar o relacionamento”, afirma ele.

“Além dos serviços de desenvolvimento de sistemas, hoje estamos lançando dois produtos: um sistema de gestão para empresas de pequeno e médio porte e o Data Recintos, que é um integrador com o módulo Recintos da Receita Federal, uma solução que todo operador portuário alfandegado precisa”, diz Larguesa.

O CEO da DP World Santos, Fabio Siccherino, disse que para a empresa é muito importante participar da Intermodal, que é a maior feira do setor na América do Sul.

“Trata-se de uma oportunidade de reencontrarmos clientes e parceiros, não só do Brasil, mas de todo o mundo, especialmente nesse momento de transformação da empresa, no qual estamos avançando para além dos portos e terminais, com uma oferta de logística integral do supply chain”.

O presidente da Associação de Terminais de Portuários Privados (ATP), Murillo Barbosa, disse que a Intermodal está alinhada com o que a ATP pensa: a importância da inovação nas operações portuárias e no transporte de carga para eficiência e competitividade. “A Intermodal é um instrumento importantíssimo para todos nós que lidamos com logística, eficiência e competitividade”.

O diretor-executivo da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra), Angelino Caputo, afirmou que o evento “é disparado o maior do setor logístico e portuário brasileiro. Discutir inovação num ambiente como esse é praticamente uma obrigação, pois nada se melhora hoje em dia, em qualquer setor da sociedade, sem a adoção de tecnologia. Isso inclui a eficiência dos processos operacionais e de gestão tanto dos terminais portuários como dos transportadores e principalmente com a integração de todos esses atores”.

Fonte: https://www.atribuna.com.br/noticias/portomar/intermodal-em-sao-paulo-reune-gigantes-do-porto-de-santos