29/10/12 15h01

‘Invasão’ de montadoras beneficia a RMC

Todo Dia

A estagnação da economia da Europa e Estados Unidos fez as montadoras de veículos importados voltarem os olhos para o Brasil. O 27º Salão Internacional do Automóvel, aberto na última semana no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, é o maior já realizado no País. São 49 marcas, 500 veículos em exposição e 113 expositores de 11 países.
Esse “boom” automobilístico deve trazer benefícios para a economia da RMC (Região Metropolitana de Campinas), que já tem fábricas das japonesas Honda (Sumaré) e Toyota (Indaiatuba), além da planta industrial da sul-coreana Hyundai na vizinha Piracicaba.


DEMANDA
O diretor de comércio exterior do Ciesp Campinas (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Anselmo Riso, afirmou que a presença de fábricas de veículos importados no País é benéfica para a região. Para atender a demanda de pneus e autopeças, grandes fabricantes de outros produtos da cadeia automobilística que já estão instalados na região, como Pirelli (Campinas e Sumaré), Goodyear (Americana), Magnetti Marelli (Hortolândia) e Delphi (Jaguariúna), poderão aumentar a produção e, consequentemente, gerar mais empregos e movimentar a economia.
“Para a região, onde temos instaladas não só fábricas, mas empresas que demandam para as montadoras vemos essa invasão estrangeira com bons olhos. No futuro isso vai ampliar os negócios da região e gerar empregos”, afirmou o diretor de comércio exterior do Ciesp Campinas, Anselmo Riso.
Para ele, o novo regime automotivo brasileiro, o Inovar Auto, que vigorará entre 2013 e 2017, vai ajudar ainda mais a impulsionar o mercado no País. As regras preveem benefícios fiscais para os fabricantes de veículos, instalados no Brasil, que realizarem investimentos. As regras valem para empresas que tenham projeto de investimento aprovado para instalação e para novas plantas ou projetos industriais.