17/10/16 16h20

Invasão sueca

Folha de S. Paulo

As empresas suecas que fazem negócios no Brasil represaram investimentos neste ano, mas a maioria delas irá aumentar o volume de aportes em 2017, aponta a câmara de comércio da Suécia.

Um dos motivos que explicam a alta prevista são os valores baixos de recursos destinados ao Brasil nos últimos anos, afirma o diretor-executivo, Jonas Lindström.

"Várias empresas congelaram aportes por causa da turbulência política e querem retomá-los. Há dinheiro lá fora para investir e muitos pensam que chegou a hora."

A conjuntura deste ano foi avaliada como desfavorável por 65% dos executivos suecos no país, e 93% afirmaram que o cenário político afetou os negócios.

A percepção é que a economia depende bastante de decisões do governo central.

A expectativa é de uma recuperação mais dinâmica que as de países desenvolvidos. "Com estabilidade em Brasília, haverá uma retomada rápida. Pequenos sinais mudam o sentimento de otimismo para as empresas."

A regra... A Associação Comercial de São Paulo abrirá uma câmara de arbitragem para desentendimentos entre empresas. A demanda anual deve ser de dez casos, diz Roberto Ordine, vice-presidente.

...é clara O valor das disputas deve girar em torno de R$ 8 milhões, de acordo com levantamento da associação sobre experiências em outros Estados. A ideia é dar praticidade à resolução dos litígios.

Órgãos A Fedex, empresa de remessa expressa de encomendas, atuará nos setores de farmácia e saúde no Brasil. Ela transportará materiais biológicos e suprimentos para testes, inclusive aos Estados Unidos.

Montanha... A Apex-Brasil quer alavancar as vendas de roupas brasileiras na Rússia por meio de parcerias com sites de e-commerce de moda daquele país.

...russa Entre 8 e 11 de novembro, a agência trará uma delegação de representantes dos maiores sites de fast-fashion da Rússia para participar de showrooms de marcas brasileiras, em São Paulo.