16/12/11 16h09

Investe São Paulo assina protocolo com WTC para atrair investimentos ao Estado

Objetivo da parceria é estabelecer ações conjuntas para atrair investimentos a São Paulo, contribuindo para a divulgação do Estado como principal destino de negócios da América Latina

Durante evento de encerramento das atividades do Conselho Consultivo do World Trade Center (WTC), na noite desta quinta-feira, 15 de dezembro, a Investe São Paulo firmou parceria com o WTC, com o objetivo de estabelecer ações conjuntas para atrair investimentos ao Estado de São Paulo.

Um dos principais compromissos do WTC é identificar empresas associadas com potencial para investir no Estado e apoiar a Investe SP na prospecção e atração dessas empresas. Cabe à Investe SP prestar apoio na recepção de associados do WTC que desejem conhecer o ambiente de negócios e as vantagens competitivas para investimentos em São Paulo.

“Vamos estabelecer um cronograma de atividades conjuntas para 2012, realizando eventos para promovermos a imagem do Estado como principal destino de negócios”, afirmou Sérgio Costa, diretor da Investe São Paulo. “Agradecemos ao WTC pela excelente oportunidade de estabelecermos essa parceria com uma instituição que agrega tantos empreendedores”, completou.

Costa destacou que a Investe SP atende aos investidores buscando agir com o mesmo pragmatismo característico do WTC. Por isso, ele acredita que a parceria estabelecida trará bons resultados para as duas instituições.

A cooperação entre a Investe SP e o WTC começou em outubro de 2011, quando a Agência participou do WTCA General Assembly 2011 (leia mais). “Durante o evento, que contou com mais de 300 empresários de todo o mundo, instalamos um desk para apresentar a Investe SP aos participantes”, explicou o gerente Internacional da Investe SP, Luís Arbex. Com a assinatura do protocolo, a Agência pretende ampliar sua participação em eventos realizados pelo WTC.

Palestras destacaram potencial do País
Além da assinatura do protocolo de cooperação com a Investe SP, no evento de encerramento das atividades do Conselho Consultivo do WTC houve também duas palestras que ressaltaram o momento positivo vivido pela economia brasileira.

O vice-presidente da American Express Global Network Services, Hélio Magalhães, falou a respeito do mercado financeiro americano e da conjuntura de negócios internacional. “Apesar dos desafios que o País têm para enfrentar, relacionados principalmente à infraestrutura, formação de talento e abertura ao mercado externo, acredito que o Brasil vai continuar atraindo investimentos estrangeiros”, disse Magalhães.

Já o presidente da BM&FBovespa, Edemir Pinto, discorreu sobre os horizontes do mercado de capitais no Brasil, mostrando seu grande potencial de crescimento. Ele ressaltou que, apesar de ser a terceira maior bolsa do mundo em valor de mercado, das mil maiores empresas brasileiras, apenas 701 estão listadas na bolsa. “No ranking que apresenta o número de empresas listadas em Bolsa, a BM&FBovespa ocupa só o 25º lugar. Isso mostra o potencial de crescimento espetacular do mercado brasileiro”, finalizou Edemir.

O evento foi organizado pelo WTC Business Club, uma rede internacional de relacionamento que conta com 330 unidades no mundo, está presente em 110 países e reúne mais de 1 milhão de empresas, o que o posiciona como maior associação de executivos do planeta.