31/10/11 15h10

Investe São Paulo contribui para a instalação de duas fábricas de máquinas para construção em Indaiatuba

John Deere investirá US$ 124 milhões e Hitachi Construction Machinery mais US$ 56 milhões, gerando cerca de 600 empregos diretos e 1,5 mil indiretos

Com o apoio da Investe São Paulo, duas novas fábricas serão construídas em Indaiatuba, cerca de 103 km de São Paulo, totalizando um investimento de US$ 180 milhões na cidade. Uma delas, de propriedade exclusiva da John Deere, produzirá retroescavadeiras e pás-carregadeiras de quatro rodas. A outra fábrica será uma parceria entre a Deere e a Hitachi Construction Machinery e produzirá escavadeiras.

Além disso, a matriz da John Deere na América Latina e o banco da companhia serão transferidos de Porto Alegre para Indaiatuba a partir de dezembro deste ano. “O Estado de São Paulo é o maior produtor e consumidor de máquinas e equipamentos do Brasil. Dispomos de diversas áreas e incentivos para empresas deste e de outros setores. A mudança da matriz da empresa na América Latina para Indaiatuba mostra a importância do nosso mercado”, destacou o presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida.

Já a construção das fábricas deve começar no início de 2012, e a fabricação de produtos, no final de 2013. As unidades ocuparão dois terrenos – um de 300 mil m2 e outro de 200 mil m2 – localizados nas proximidades da SP-075, no bairro Caldeira. A expectativa é de que as duas unidades empregarão cerca de 600 funcionários e terão um faturamento, em 2015, de aproximadamente US$ 100 milhões.

“Escolhemos Indaiatuba por questões técnicas. Tivemos uma resposta rápida do prefeito e isso também contou muito, pois nos dá mais segurança para investir. Contudo, levamos em conta, ainda, a localização geográfica, a logística, mão-de-obra qualificada, entre outros pontos, como, por exemplo, a criação do Porto Seco aqui no município. Estaremos em uma localização privilegiada”, destacou o diretor de Assuntos Corporativos América Latina da John Deere, Alfredo Miguel Neto.

A Investe São Paulo contribuiu com as empresas na identificação das áreas mais adequadas à instalação das plantas no Estado de São Paulo, que concorreu pelo investimento com Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro. Entre as cidades paulistas analisadas pela John Deere, estavam Campinas, Itatiba e Santa Bárbara d’Oeste. “Quando uma empresa se instala em São Paulo, estimula a geração de emprego e renda para a população local. Indaiatuba e região estão em pleno crescimento e já são um dos vetores de crescimento do País. Parabenizamos a empresa pela escolha”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa.

As fábricas terão isenção de impostos municipais por 15 anos, conforme legislação vigente e a prefeitura se comprometeu a duplicar o trecho que liga os terrenos à rodovia SP-075. “Nosso município ganha não somente com a geração de empregos, mas essa iniciativa vai nos ajudar a nos apresentar para novos investidores. Isso sem contar nas empresas parceiras que podem se instalar aqui”, comentou o prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira.

A Deere e a Hitachi já possuem um empreendimento conjunto nos Estados Unidos, no qual produzem escavadeiras. As duas empresas têm também um acordo de marketing nas Américas. "O anúncio representa mais um passo na nossa estratégia de atender clientes de equipamentos de construção nos principais mercados do mundo", afirmou Samuel Allen, presidente e CEO da Deere & Company. "O Brasil é um dos mercados para equipamentos de construção que mais cresce no mundo", ressaltou.

A Deere já tem uma forte presença no setor agrícola brasileiro, com três fábricas de equipamentos de agricultura, sendo duas no Rio Grande do Sul, nas cidades de Horizontina e Montenegro, e uma em Goiás, na cidade de Catalão. A empresa possui também um centro de distribuição de peças para a América do Sul, em Campinas.

As máquinas produzidas pela empresa em Indaiatuba terão índice de nacionalização de 60%, para atender às regras de financiamento da Finame, do BNDES. “A John Deere está investido mais de US$ 3 milhões por dia em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços, aumentando, assim, a tecnologia disponibilizada a nossos clientes. Nossas novas fábricas no Brasil nos darão a oportunidade de levar essa tecnologia para nossos clientes brasileiros”, afirmou Michael Mack, presidente da Divisão Global de Construção e Florestal da John Deere.

As vendas e receitas da Deere & Company alcançaram 26 bilhões de dólares no ano fiscal de 2010. Fundada em 1837, a empresa está sediada nos Estados Unidos e é líder mundial no setor de equipamentos agrícolas.

Sobre a Investe São Paulo
Criada em 2009, a Investe São Paulo – Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade é a porta de entrada das empresas que pretendem se instalar no Estado e também estimula a expansão de empreendimentos que já estão em São Paulo. A agência fornece gratuitamente informações estratégicas, ajuda os investidores a encontrar os melhores locais para o seu empreendimento e facilita o contato com órgãos públicos e privados. Esse trabalho é feito com o objetivo de promover a competitividade da economia, a geração de emprego e renda e a inovação tecnológica no Estado.

A agência possui neste momento 85 projetos em carteira, que contabilizam um potencial de investimento de R$ 22,5 bilhões, com capacidade de gerar cerca de 42 mil empregos diretos e 180 mil empregos indiretos. A Investe SP captou até o momento 20 empresas para o Estado, que investirão R$ 10,5 bilhões na construção de suas fábricas, empregando mais de 18,7 mil trabalhadores.