26/11/18 15h00

Investe São Paulo e Câmara de Comércio Internacional da China assinam protocolo de intenções

Documento visa estreitar relacionamento das entidades e promover novos negócios

Investe São Paulo

Nesta tarde de segunda-feira, 26 de novembro, o presidente da Investe São Paulo, Marcos Monteiro, e o vice-presidente da Câmara de Comércio Internacional da China (CCIC), Zang Shenfeng, assinaram o documento que estabelece um protocolo de intenções, cujo objetivo é estreitar a cooperação entre as instituições para promover novos negócios entre paulistas e chineses.

A CCIC faz parte do Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional, que representa diversos setores econômicos e de negócios, sendo a maior e mais importante instituição de promoção de comércio internacional da China.

“Nossas intenções são complementares. Queremos elevar o patamar das relações sino-paulistas. Temos um grande espaço para que ocorra um avanço dos investimentos chineses em São Paulo. Vários projetos de infraestrutura do Estado podem ser realizados em colaboração com os asiáticos. O bom diálogo entre a Investe SP e a CCIC tem potencial para acelerar o ritmo do processo de decisão de investimento em São Paulo”, afirmou Marcos Monteiro.

Zang Shenfeng disse que o ambiente para as agências comerciais está muito favorável na China, em especial para a CCIC. O governo chinês anunciou planos de aumentar a abertura da economia para bens produzidos em outros países. O planejamento é que, nos próximos 15 anos, o país importe US$ 3 trilhões e continue investindo em outros países.

“Sabemos que muitas empresas chinesas como Lenovo, BYD e Sany foram apoiadas pela Investe SP ao longo do seu processo de investimento em São Paulo. Temos conhecimento de outras companhias que desejam vir para o Brasil e podem utilizar os serviços da agência para decidir pelo Estado”, disse Shenfeng.

O diretor da Investe São Paulo, Sérgio Costa, também participou da reunião e mostrou dados de São Paulo à comitiva chinesa que acompanha Shenfeng. Com isso, os chineses que já visitaram o Porto de Santos e também a B3 bolsa puderam aumentar seu conhecimento sobre o ambiente de negócios paulista.