12/11/15 14h00

Investe São Paulo, NIT e Varian fazem reunião para definir novos caminhos no tratamento contra o câncer

Pesquisadores em engenharia biomédica também participaram do encontro

Investe SP

Equipes da Investe São Paulo e do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), realizaram, no último dia 12 de novembro, uma reunião com a Varian Medical Systems para falar sobre a fábrica de equipamentos de radioterapia que será instala em Jundiaí.

O encontro remete ao ano de 2013, quando a Varian ganhou uma licitação do Ministério da Saúde. No acordo, o Governo Federal se comprometeu a investir R$ 500 milhões na compra de 80 aceleradores lineares da empresa que serão entregues até 2018, quando a fábrica começa a funcionar. Essa é a primeira fábrica na América Latina.

Como parte do contrato, além de produzir os equipamentos, a empresa norte-americana fará a manutenção de máquinas e a transferência de tecnologia para institutos de pesquisa brasileiros. A empresa também impõe o desenvolvimento de fornecedores para a linha de produção de peças, acessórios e softwares feitos no Brasil, o que é muito importante para a Unifesp.

A interação acontece em um momento muito oportuno, quando um grupo nomeado pela reitoria define os detalhes do projeto de criação de um grande centro oncológico na Unifesp.

Participaram da reunião: a analista de investimento da Investe São Paulo, Mariana Barra, que viabiliza a interação entre empresas e agentes de inovação do Estado; o vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento da matriz nos Estados Unidos da Varian, Thomas YorKey, e Vander Berti da filial brasileira; os pesquisadores de São José dos Campos Carlos Marcelo e Gurjão de Godóy, que participaram via web; os membros do programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica, atualmente em processo de aprovação na CAPES, Matheus Cardoso Moraes, Thiago Martini Pereira, o professor associado do Departamento de Oncologia Clinica e Experimental da Unifesp José Salvador Rodrigues de Oliveira; e o médico na área de Radioterapia Centro de Oncologia do Hospital São Paulo, Adelmo José Giordani.