12/03/12 17h28

Investe SP apresenta oportunidades de investimento para missão empresarial da África do Sul

Empresas sul-africanas que participaram da preparação da Copa do Mundo de 2010 vieram compartilhar experiências com os brasileiros e buscar oportunidades de negócio

O diretor de Investimentos e Negócios da Investe São Paulo, Hans Schaeffer, participou nesta segunda, 12 de março, do seminário “Investment and Trade Initiative: Brazil”, no hotel Renaissance em São Paulo. Organizado pelo departamento de Comércio e Indústria da África do Sul e pela Embaixada sul-africana, o objetivo do evento foi fortalecer as relações entre os dois países e construir parcerias comerciais para a Copa do Mundo de 2014.

A maioria das empresas presentes no seminário se envolveu na preparação da Copa do Mundo de 2010 e pretende compartilhar as experiências com as empresas brasileiras interessadas em participar da organização da Copa de 2014. São empresários de vários setores econômicos – tecnologia da informação, engenharia, construção, alimentos e bebidas, vestuário entre outros.

Schaeffer falou sobre a importância do comércio bilateral entre os dois países, ressaltando que o Estado de São Paulo é responsável por 42% das exportações brasileiras para a África do Sul e por 28% das importações. Ele também destacou as vantagens competitivas de São Paulo: maior mercado consumidor da América Latina; mão de obra qualificada; estado brasileiro que mais investe em pesquisa e desenvolvimento; destaque em responsabilidade ambiental e desenvolvimento social; excelente infraestrutura.

“Somos muito orgulhosos da infraestrutura do nosso Estado, mas ainda há muito o que fazer. Existem inúmeras oportunidades de investimento nessa área”, disse, mostrando o portfólio de projetos do programa de parceiras público-privadas do Estado.

Já a coordenadora da secretaria executiva do Comitê Paulista para a Copa, Raquel Verdenacci, afirmou que a Copa do Mundo de 2014 será uma oportunidade para mostrar que São Paulo não é apenas uma referência em negócios, mas também em entretenimento, turismo de lazer e serviços. “São Paulo quer fazer bonito dentro e fora dos campos como a África do Sul fez em 2010. Aprender com quem já fez é excelente”, afirmou.

O secretário especial de Articulação para a Copa do Mundo em São Paulo, Gilmar Tadeu Ribeiro Alves, apresentou os investimentos que estão sendo realizados para a Copa de 2014. “A construção da Arena do Corinthians funcionará como vetor de desenvolvimento da Zona Leste da capital paulista”, pontuou.

O embaixador da África do Sul no Brasil, Mohakama Mbete, também participou do evento. Ele disse que a corrente de comércio entre os dois países deve continuar a crescer.