15/03/13 10h00

Investe SP apresenta R$ 60 bilhões em PPPs para investidores na França

Investe SP participa da maior feira relacionada a mercado imobiliário do mundo, o Mipim, em Cannes; é a primeira vez que o Governo do Estado marca presença evento

Continuando a estratégia do Governo de São Paulo de atrair investidores internacionais, a Investe São Paulo apresentou nesta quinta-feira, 14 de março, os principais projetos de Parcerias Público-Privadas (PPPs) do Estado, orçados em R$ 60 bilhões, para participantes do maior evento mundial relacionado ao mercado imobiliário, o Mipim. A feira é voltada para todos os profissionais da área, incluindo logística, construção, investimentos etc.

“São Paulo desenvolveu um jeito diferente de fazer PPPs. Antes, o setor público desenvolvia todo o projeto e chamava as empresas para a licitação. O processo era lento e, às vezes, acontecia de não aparecerem interessados. Hoje, a legislação permite a Manifestação de Interesse Privado – MIP – em que uma empresa sugere um projeto ao governo e a vencedora da licitação, a ser contratada, paga pelos estudos realizados”, disse o presidente da Investe SP, Luciano Almeida, que conduziu a apresentação.

Almeida também mostrou as características que levam São Paulo a ser um dos principais destinos dos investidores dentro do Brasil, como desenvolvimento econômico, capital humano qualificado, infraestrutura urbana e logística, qualidade de vida, entre outros atributos. O seminário, que contou com a presença de cerca de 40 pessoas, abriu espaço para que os investidores presentes pudessem tirar suas dúvidas sobre os mecanismos que garantem a rentabilidade da PPP para o investidor privado.

É a primeira vez que o Estado participa do Mipim, que aconteceu entre segunda e sexta-feira (12 a 15 de março) em Cannes, na França. Foi uma oportunidade para que a Investe SP pudesse, além de apresentar o Estado no seminário, ampliar sua rede de contatos e prospectar novos investimentos. “Ao longo dos três dias de feira, conversamos com fundos de investimento, hoteleiros, construtoras e diversas outras empresas que, muitas vezes, não podemos acessar com facilidade do Brasil”, explicou o presidente da agência.

Em janeiro, a Investe SP também participou de um road show sobre as PPPs, realizado na City of London, na Inglaterra. A missão foi liderada pelo vice-governador Guilherme Afif Domingos, que apresentou os projetos para cerca de 40 representantes de empresas de infraestrutura, bancos, consultorias e fundos britânicos com representação em Londres. O evento foi organizado em conjunto com o governo britânico e o Banco Mundial.

Brasil
Em 2013, além do Governo do Estado de São Paulo, outras instituições brasileiras estiveram presentes no Mipim, como a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos do Brasil, (Apex), a Caixa Econômica Federal, a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e o Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci - Creci). Mas, para 2014, o País deve receber um destaque muito maior. Junto à Turquia e Russia, o Brasil foi escolhido para ser país de honra do Mipim 2014.

Sobre o evento 
O Mipim é realizado há 23 anos, reunindo os principais players de todos os setores relacionados ao mercado imobiliário (real estate). Fundos de investimento, construtoras, empresas de desenvolvimento imobiliário e logística, grupos de hotéis, autoridades públicas, associações imobiliárias e outros negócios do setor reúnem-se no “Palais des Festivals” em Cannes. É um momento para que todos esses profissionais se reúnam em torno de novos projetos, debates e estudos do setor. Assim, grande parte das exposições são feitas por cidades, países, municípios e regiões que apresentam seus projetos de investimento a empresas do mundo todo.

Em 2013, foram registrados 20 mil participantes de 79 países no evento.