30/01/13 15h00

Investe SP firma acordo com a UKTI e prospecta empresas na Inglaterra

O acordo visa promover troca de experiências, técnicas, cultura e boas práticas entre as duas agências.

O presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida, e o ministro de Comércio e Investimentos do Reino Unido, Lord Green of Hurstpierpoint, assinaram nessa segunda-feira, 28 de janeiro, na City of London, o coração financeiro da Europa, um memorando de entendimentos para enviar um colaborador da Investe SP para passar dois meses trabalhando dentro da UKTI (UK Trade & Investments), em Londres. 

“O objetivo do acordo é aprender as boas práticas de promoção de investimentos da UKTI, que tem grande expertise, e ter um funcionário em Londres para ser a ponte para as empresas do Reino Unido que queiram investir em São Paulo”, explicou Almeida.

O acordo foi celebrado durante um roadshow que o Governo do Estado de São Paulo realizou essa semana, liderada pelo vice-governador Guilherme Afif Domingos, para apresentar um portfólio de investimentos em PPPs, orçado em R$ 40 bilhões, para representantes de empresas de infraestrutura, bancos e fundos britânicos ou com representação na capital londrina. 

“Como São Paulo se prepara para sediar a Copa do Mundo de 2014, existem alguns grandes projetos de infraestrutura, prontos para começar ou em andamento. Nosso setor de construção é um dos maiores e melhores do mundo, e as empresas do Reino Unido estão em posição ideal para aproveitar essas excelentes oportunidades”, destacou Lord Green.

Os projetos apresentados em Londres foram: Metrô Linha 6-Laranja; Metrô Linha 18- Bronze (Monotrilho); Metrô Linha 20-Rosa; rede de Trens Intercidades (Regionais); construção, operação e manutenção de três complexos prisionais; construção, manutenção e operação dos serviços de apoio não médicos (administrativos) de quatro novos hospitais; aula interativa (instalação e manutenção de lousas digitais e computadores) e pátio veicular integral (implantação e operação da logística para remoção, guarda e reciclagem de veículos).

"Estão vivamente interessados e confirmam o nosso diagnóstico de que há ociosidade nos recursos financeiro pelo mundo", contou Afif. O tema que despertou mais interesse é o de transporte urbano (cerca de 80%). "Mas também houve interesse pelos projetos sociais, como o sistema educacional, prisões e hospitais", acrescentou.

Também participam da missão paulista o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, o presidente do Metrô Peter Walker e o assessor especial do Governo para Assuntos Internacionais, Rodrigo Tavares.

Empresas

Além dos projetos de PPPs, Guilherme Afif e Luciano Almeida tiveram encontros com empresas, que estão sendo atendidas pela Investe São Paulo, e possuem projetos de construir novas plantas industriais na América Latina. O objetivo do encontro é reforçar o desejo do Governo paulista pela instalação no Estado de São Paulo e continuar as tratativas já iniciadas.