13/11/15 13h06

Investe SP instala Comitê Gestor do SP Export

Presidente da Investe SP, Juan Quirós, quer ações práticas e rápidas para incentivar exportadores paulistas

Investe São Paulo
Download Vanessa Portes/ISP

O comitê definiu as principais estratégias de ação, dedicadas a capacitar pequenos e médios empresários para a conquista de mercados no exterior

O presidente da Investe São Paulo, Juan Quirós, instalou nesta sexta-feira, 13 de novembro, o Comitê Gestor do SP Export, o programa de incentivo às exportações, recém-criado pela Agência. O comitê, formado por órgãos e instituições ligadas ao tema, já definiu, na primeira reunião, as principais estratégias de ação, dedicadas a capacitar pequenos e médios empresários para que conquistem novos mercados para seus produtos no exterior.

Todos os atores envolvidos já se engajaram no Primeiro Seminário de Capacitação do Exportador, que será realizado dia 4 de dezembro, no Expo D. Pedro, em Campinas, das 9 às 17 horas, que reunirá pequenas, médias e grandes empresas da Região Metropolitana. O evento tem a parceria da Prefeitura de Campinas, Ciesp e Lide Campinas na organização .

Na ocasião, será lançado o serviço Poupa Tempo do Exportador, que reunirá órgãos e instituições engajados em cinco temáticas de atendimento aos empresários: capacitação, financiamento, adequação de produtos, ações de promoção e estudos de inteligência.

Os membros do Comitê Gestor acordaram que agirão de forma prática para obter resultados rápidos. “Vamos despertar a cultura exportadora, mostrar caminhos e buscar soluções para cada empresa, para cada setor. Os resultados virão”, disse o presidente Juan Quirós ao instalar o Comitê Gestor.

A reunião foi organizada pelo gerente de Exportações da Investe São Paulo, Ricardo Santana, com o apoio da equipe formada por Paulo Brusqui, Natália Muto e Gisele Saad.

Confira os presentes à primeira reunião do Comitê Gestor:

InstituiçãoRepresentante
Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne – ABIEC Fernando Sampaio
Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos – ABIMAQ Klaus Curt Müller
Desenvolve SP Álvaro Sedlaseck
Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – ABIHPEC Gueisa Silvério
Núcleo de Atendimento à Micro e Pequena Empresa do Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT Mari Katayama
Associação Brasileira da Indústria  Têxtil e de Confecção – ABIT Rafael Cervone
Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – APEX-BRASIL Tiago Terra
Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior – DEREX/FIESP Vladimir Guilhamat
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - FIESP Magaly Maria Menezes Manquete