29/08/12 13h38

Investe SP na Finlândia: agência divulga Estado de São Paulo como destino para investidores

Investe SP integra a missão empresarial organizada pela Fiesp e pela Apex-Brasil à Finlândia e Noruega; programação começou em Helsinque, com seminário sobre oportunidades de parceria no setor de petróleo e gás

Participar de seminários divulgando as oportunidades de investimento no Estado de São Paulo e visitar empresas finlandesas e norueguesas que têm interesse em se instalar no Brasil. Essas são as principais atividades que o diretor de Relações Institucionais e Internacionais da Investe SP, Sérgio Costa, realizará na Finlândia e na Noruega, de 26 de agosto a 1 de setembro. A missão empresarial foi organizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e pela Apex-Brasil.

A programação começou nesta segunda-feira, 27 de agosto, com o seminário "Oportunidades de parceria entre Brasil e Finlândia no setor de petróleo e gás", na cidade de Helsinque, na Finlândia. Cerca de 110 empresários compareceram ao evento, em que Costa apresentou as vantagens competitivas do Estado de São Paulo para quem quer investir na cadeia de petróleo e gás, destacando a relevância e as facilidades logísticas de se estabelecer no Estado. “São Paulo abriga a maioria da cadeia de fornecedores da Petrobras”, ressaltou Costa. O diretor da Investe SP também explicou quais são os serviços disponibilizados para apoiar os investidores em todas as etapas de seus empreendimentos.

Já o líder da missão, vice-presidente da Fiesp e diretor titular do Departamento de Competitividade e Tecnologia da instituição, José Ricardo Roriz Coelho, apresentou dados sobre a economia paulista e mostrou a atuação da Fiesp em prol da indústria no Estado. Ele ressaltou o trabalho conjunto da Fiesp e da Investe SP para apoiar os novos Investimentos e o desenvolvimento da cadeia de petróleo e gás em São Paulo, considerando-se a oportunidade gerada pelos recentes descobrimentos de novas reservas de petróleo na costa do Estado.

A etapa finlandesa da missão contou com o apoio das equipes da Finpro, agência finlandesa de promoção de exportações e investimentos, que também está coordenando visitas a associações do setor e a empresas com potencial para investir no Brasil. A missão tem como integrantes empresas brasileiras e instituições interessadas em fortalecer os laços comerciais e de investimentos com os dois países.

No final do seminário realizado segunda-feira, aconteceram rodadas de negócios com empresas interessadas em estabelecer parcerias com empresas brasileiras e em fazer investimentos no Brasil. O evento contou com a presença do Embaixador do Brasil para a Finlândia, Norton de Andrade Mello Rapesta; do diretor do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Fiesp, Thomaz Zanotto; do presidente da Confederação das Indústrias da Finlândia, Ole Johansson; e do presidente da Finpro, Kari Häyrinen.

Nesta terça-feira, 28 de agosto, foram realizados outros encontros de negócios na sede da Associação de Indústrias Marítimas da Finlândia, também seguidos de reuniões com empresas investidoras e visitas técnicas. Nesta quarta, 29, em Stavager, na Noruega, ocorre um encontro com o Embaixador do Brasil em Exercício em Oslo, Paulo Ribeiro Guimarães. Na quinta, 30, acontece uma visita à Offshore Northern Seas 2012 – feira internacional da indústria offshore de petróleo e gás, além de mais uma edição do seminário "Oportunidades de parceria entre Brasil e Finlândia no setor de petróleo e gás". Na sexta, estão previstas visitas a empresas.

Na opinião do diretor da Investe SP, a missão já está resultando no estreitamento das relações entre o Estado de São Paulo e as empresas finlandesas, que perceberam a importância da cadeia paulista de petróleo e gás, além das crescentes oportunidades de cooperação com as instituições participantes.