16/04/13 16h36

Investe SP participa da abertura da maior feira de autopeças, equipamentos e serviços da América Latina

Representando o Governador Geraldo Alckmin, presidente da Investe SP convida associações e entidades para debater como melhorar as condições competitivas no setor

Nos 72 mil metros quadrados ocupados pela 11ª Automec 2013 – feira de autopeças, equipamentos e serviços – no pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo, 1.142 marcas expositoras esperam atrair um público de cerca de 70 mil visitantes de 72 países. A cerimônia de largada do evento aconteceu na manhã desta terça-feira, 16 de maio, e contou com a presença do presidente da Investe SP, Luciano Almeida, que representou o Governador Geraldo Alckmin.

Segundo levantamento realizado pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), 68% das unidades industriais do setor de autopeças localizam-se no Estado de São Paulo, que abriga também 65% da mão de obra empregada na área, além de responder por 68% do faturamento total do setor.

“Nesse setor, o problema não é a falta de mercado, mas sim a questão da competitividade”, ressaltou Almeida. “O Estado de São Paulo acabou de criar o Conselho Paulista de Competitividade. Nos próximos quatro meses, vamos discutir formas para melhorar as condições competitivas no Estado. Quero que os senhores nos ajudem a construir essa nova política, para que possamos resolver juntos esse grave problema”, convidou Almeida.

Segundo o presidente do Sindipeças, Paulo Butori, a questão é que hoje existe um campo favorável às importações no setor “Esperamos que a regulamentação do Inovar-Auto traga a possibilidade de aumentarmos a produção local”, afirmou Butori.

O déficit comercial brasileiro em autopeças cresceu 24,48% em 2012 em comparação com o ano anterior, resultando em um déficit anual de US$ 5,79 bilhões de acordo com levantamento do Sindipeças elaborado a partir dos dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Butori participou do “talk show” inaugural da feira, em que foram discutidos os novos rumos do setor de autopeças e reparação. Para o presidente o Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de São Paulo, Antonio Carlos Fiola Silva, o grande desafio da área – que congrega 90 mil oficinas independentes, empregando quase 750 mil pessoas – é mostrar aos clientes que a manutenção preventiva é mais barata do que a corretiva.

Também participaram do debate o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos do Estado de São Paulo, Francisco Wagner de La Torre; o presidente da Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças, Renato Giannini.

Na cerimônia oficial de abertura também estiveram presentes o diretor do Denatran, Antônio Claudio Portella Serra e Silva, e o diretor de Indústrias de Equipamentos e Serviços, Paulo Sérgio Coelho Bedran.