24/11/11 18h39

Investe SP participa de encontro nacional do setor de petróleo e gás

Agência está presente no 8º Encontro Nacional do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), que ocorre em São Luís

O gerente geral de Investimentos e Negócios da Investe São Paulo, Marco Antonio Goes, e o gerente de Projetos, Gustavo Faria, estão em São Luís, Maranhão, até a próxima sexta-feira, dia 25 de novembro, participando do 8º Encontro Nacional do Prominp. Este ano, o evento vai discutir os “Desafios e Oportunidades do Setor de Petróleo e Gás Natural na Próxima Década”.

A expectativa é de que o evento reúna cerca de 400 pessoas, entre representantes dos governos federal e estadual, das operadoras, da indústria e de entidades de classe. Na manhã de quinta-feira, dia 24, o coordenador executivo do Prominp, José Renato Ferreira de Almeida, falou sobre “As Oportunidades e Desafios do Setor até 2020”.

Ainda nesta quinta, com o objetivo de formular propostas setoriais de estímulo ao aumento da competitividade da indústria nacional de petróleo e gás, estão sendo realizados três painéis temáticos para debater questões estruturais e sistêmicas; questões internas à indústria e a relação entre clientes e fornecedores. Na sexta-feira haverá um painel para discutir a qualificação profissional e a empregabilidade.

Na sessão de encerramento, prevista para acontecer às 12h30 de sexta-feira, dia 25, serão apresentadas as conclusões do Comitê Executivo para fomento da atividade e ampliação do conteúdo nacional no setor de petróleo e gás.

“São Paulo vem estudando, desde 2008, os impactos e benefícios das descobertas de petróleo e gás no litoral paulista. Hoje, na Secretaria de Energia, há o Conselho Estadual de Petróleo e Gás Natural, por isso, é interessante ver como as ações aqui apresentadas têm relação com o que o Governo de São Paulo está desenvolvendo”, destacou Goes.

Para Faria, analisar questões como infraestrutura, mão de obra e capacitação das empresas locais, é um passo importante para o abastecimento do setor, aumentando-se, assim, o conteúdo local. “É importante participarmos de um evento como esse porque, toda a vez que analisamos os cenários e as perspectivas da indústria de petróleo e gás, estimando o panorama que prevalecerá no futuro, podemos analisar os desafios e as soluções existentes”, finaliza.

Sobre o Prominp
O Prominp - Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, foi instituído pelo Governo Federal em 2003 com o objetivo de maximizar a participação da indústria nacional de bens e serviços, em bases competitivas e sustentáveis, na implantação de projetos de petróleo e gás natural no Brasil e no exterior.