29/05/13 17h09

Investe SP prospecta empresas em feira de investimentos da Coreia do Sul

Equipe da Investe SP participa com estande da KOIF – Korea Overseas Investment Fair 2013, realizada em Seul entre 28 e 29 de maio

A Investe São Paulo foi uma das principais agências de promoção de investimento a participar como expositora da Korea Overseas Investment Fair (KOIF) 2013. A feira é realizada pela agência de promoção de comércio e investimentos sul-coreana, a Kotra, com o objetivo de apresentar às empresas do país informações e oportunidades de investimento no exterior. O evento, realizado em Seul, aconteceu nesta terça-feira, 27 de maio, e quarta-feira, 29 de maio.

Durante o primeiro dia, o presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida, participou da cerimônia de abertura e de um encontro com o diretor do Ministério de Comércio, Indústria e Energia da Coreia, Chang Kyu Kim. Mais tarde, ele apresentou os serviços gratuitos da agência paulista e as oportunidades de investimento em São Paulo em uma conferência para os investidores locais.

“O comércio entre a Coreia e o Estado tem crescido mais a cada ano. E o nosso objetivo é contribuir para que as empresas coreanas tenham total apoio para abrir seus negócios ou expandir empreendimentos já existentes no estado que oferece a melhor estrutura da América Latina”, disse Almeida. 

Além dele, a equipe da Investe SP em Seul também conta com a analista de Prospecção de Negócios Camila Justo e a analista de Projetos Ana Fernandes. Juntos, eles participaram de reuniões diversas reuniões com empresários e entidades coreanas, com o objetivo de trazer novos negócios para o Estado.

Parceria – A Kotra e a Investe SP têm construído uma relação bastante próxima. Em junho de 2012, as duas agências assinaram um protocolo de intenções para estimular os investimentos e relações econômicas entre a Coreia do Sul e o Estado de São Paulo. E, no início de 2013, as entidades estabeleceram um convênio para um programa de intercâmbio de funcionários.

Assim, Ana Fernandes está, desde o dia 13 de maio, trabalhando dentro da agência sul-coreana, onde permanece até a metade de julho.  A tarefa dela é aprender melhores práticas na atração de novos negócios, no atendimento aos investidores e com a própria cultura do país. Além disso, ela deve ajudar a fortalecer a imagem do Estado como destino de investimentos e prospectar novos negócios na Coreia do Sul.

Durante o mesmo período de tempo, A Investe SP recebeu em sua sede Aron Park, funcionário coreano da sede paulista da Kotra. Ele também tem a missão de conhecer melhor a agência e aprender as melhores práticas para levar para a empresa em que trabalha.

Em 2012, a Investe São Paulo também realizou um programa de intercâmbio com a Jetro, a agência de promoção de investimentos do Japão.