Investe SP recebe 139 delegações estrangeiras em 2010
Além de atrair empresas para São Paulo, agência trabalha no relacionamento com governos e entidades internacionais
A recepção e apoio a delegações e missões empresariais e institucionais de diversos países faz parte dos serviços prestados pela Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade de São Paulo. Durante o ano de 2010, a Investe SP recebeu 139 delegações estrangeiras, um aumento de 80% em relação ao ano anterior. As missões atendidas foram de 38 países, vindas da Ásia, Europa e América, com destaque para Espanha, China, Estados Unidos e Portugal.
No exterior, a agência representou o Estado em seminários e eventos sobre oportunidades de investimentos. Em Portugal, a agência apresentou a empresários portugueses os projetos de parceria público privada, nas áreas de infraestrutura. Em Munique, representou o Estado no 28º Encontro Brasil-Alemanha. Na Itália, apresentou um seminário em conjunto com o Governo da Província de Chieti para empresários italianos de diversos setores industriais. Já na China, a Investe SP participou de encontros para troca de experiências com o Comitê Organizador da Expo Xangai 2010.
A Waipa, Associação Mundial das Agências de Promoção de Investimentos, realizou na Argentina sua XV Conferência Mundial, que teve como tema: “Crescimento Sustentável e Investimento: Preparando um Plano de Ação”. A Investe SP participou do evento e debateu alguns dos principais assuntos em pauta, como a reforma financeira internacional e o financiamento para investimentos; o equilíbrio entre a sustentabilidade e a rentabilidade em novos modelos de negócios; a inovação como instrumento de desenvolvimento sustentável e; a inteligência na informação como ferramenta para influenciar na decisão de investimento.
Na área de relações institucionais a agência também trabalha com órgãos dos governos federal e municipais. Exemplo disso são os encontros com prefeituras que tem como objetivo conhecer a estrutura de cada cidade e as iniciativas e projetos em prol da atração de investimentos. Em 2010, a Investe São Paulo recebeu mais de 60 prefeituras nesse trabalho.
Ainda na promoção do estado, a agência disponibiliza folders e vídeos à embaixadas e consulados do Brasil no exterior, além de divulgar o potencial econômico de São Paulo em veículos de comunicação dentro e fora do país.