01/02/12 16h32

Investe SP recebe empresários da Áustria em seminário no Palácio dos Bandeirantes

Secretário de Transportes Metropolitanos abriu o Seminário “Oportunidades de Investimento em São Paulo” destacando a iniciativa do Estado em estabelecer parcerias com a iniciativa privada no setor

Uma delegação de empresários, autoridades e jornalistas austríacos participou nesta quarta-feira, 1 de fevereiro, do Seminário “Oportunidades de Investimento em São Paulo”, realizado no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Composta por cerca de 25 empresários, a comitiva foi recebida pelo secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, pelo diretor de Relações Institucionais e Internacionais da Investe São Paulo, Sérgio Costa, e pelo assessor especial para Assuntos Internacionais, Rodrigo Tavares.

Fernandes apresentou os projetos em andamento na região metropolitana de São Paulo, onde serão alocados recursos de US$ 28 bilhões, em quatro anos. “A ampliação da nossa rede metroviária no ano passado permitiu que passássemos a transportar mais 1,5 milhão de pessoas por dia”, afirmou Fernandes. “Crescemos o equivalente ao total de pessoas transportadas pela rede metroviária da cidade do Rio de Janeiro, que é a segunda maior rede do País”, completou.

O secretário ressaltou que o Estado está abrindo espaço para os empresários investirem no setor, disponibilizando oportunidades de parcerias público-privadas. Ele também disse que as tecnologias de ponta, capazes de agilizar o andamento dos projetos, são muito bem-vindas.

A delegação foi chefiada pelo presidente da Câmara Federal de Economia da Áustria, Christoph Leitl, que agradeceu ao Estado por estabelecer essa conexão entre os dois países, abrindo as portas do Brasil à Europa Ocidental.

Investindo no relacionamento com a Áustria
Costa lembrou que a Investe São Paulo participou recentemente de uma missão realizada à Áustria, em janeiro, organizada pelo Consulado e pela Câmara de Comércio austríacos. Ele destacou a relevância do comércio bilateral estabelecido entre Brasil e Áustria, que passou de US$ 1,2 bilhão, em 2009, para US$ 1,69 bilhão em 2010, sendo que o Estado de São Paulo responde por 37% do total dessas transações.

“Em 2010, houve um crescimento dos investimentos estrangeiros diretos austríacos no Brasil, que chegaram a US$ 3,42 bilhões. Esse resultado fez a Áustria ocupar a sexta colocação no ranking de ingresso de investimentos estrangeiros diretos no País”, disse Costa. “Em 2011, esses investimentos totalizaram US$ 1,5 bilhão, o que fez o país passar a ocupar a décima colocação. Estamos trabalhando para que, em 2012, esse valor volte a crescer e a Áustria passe a ocupar, novamente, um lugar de destaque no ranking”, acrescentou.

Costa colocou os serviços da Investe São Paulo à disposição dos empresários, reforçando que a Agência oferece consultoria gratuita às empresas, fornecendo todo o apoio necessário para que se instalem ou expandam seus negócios no Estado.

Já Rodrigo Tavares apresentou os principais aspectos econômicos que fazem São Paulo se destacar no cenário internacional. “O Estado é o que mais investe em pesquisa e desenvolvimento em toda a América Latina. São Paulo continua sendo referência mundial na área de meio ambiente, com 57% da matriz energética composta por fontes renováveis”, finalizou.

Leitl reforçou a importância da visita, falando sobre a necessidade de divulgá-la na Áustria. “Para que o povo austríaco seja informado de que o relacionamento entre os dois países está se estreitando, também trouxemos representantes da mídia”, disse Leitl, referindo-se à presença de representantes da maior rede de TV e rádio da Áustria (ORF), do maior jornal econômico austríaco (Wirtschaftsblatt), do terceiro jornal de maior circulação de toda a Europa (Kronenzeitung), do maior jornal do estado da Alta Áustria (OÖN) e da maior rede de mídia regional (Regionalmedien/Tageszeitung Heute).