05/03/10 11h45

Investimento da AmBev no País pode chegar a US$ 1,1 bilhão

O Estado de S. Paulo

A fabricante de bebidas AmBev informou que seus investimentos no Brasil podem chegar a R$ 2 bilhões (US$ 1,1 bilhão) este ano, ampliando o número que havia sido divulgado no final do ano passado, de um investimento de até R$ 1,5 bilhão (US$ 833,3 milhões) em 2010. "Podemos investir até R$ 2 bilhões (US$ 1,1 bilhão), o que significaria dobrar o montante em relação a 2009 e atingir o maior nível da história da companhia", disse o diretor financeiro e de relações com investidores da companhia, Nelson Jamel. A empresa, porém, condicionou esse crescimento à manutenção da carga tributária do setor.

No ano passado, a AmBev enfrentou um aumento de 15% nos impostos federais que, segundo Jamel, não foi totalmente repassado para o consumidor, possibilitando aumento das vendas. Ele avalia que, se não houver novo aumento da carga tributária, o mercado terá ainda mais incentivos para crescer. "Sem aumento de impostos, não temos repasse de preços e, como consequência, temos aumento no consumo. É um ciclo virtuoso. Estamos tentando apresentar essa dinâmica ao governo", disse.

De acordo com o executivo, os aportes de até R$ 2 bilhões (US$ 1,1 bilhão) programados para este ano resultarão em um aumento de 10% a 15% na capacidade produtiva da empresa e devem gerar cerca de 44 mil novos empregos, diretos e indiretos. Pelo menos três novas unidade de produção, segundo Jamel, devem ser construídas, além da ampliação de unidades já existentes. "As decisões de localização das novas fábricas e centros de distribuição, em sua maioria, ainda estão sendo avaliadas", disse. A companhia, porém, já iniciou obras em algumas regiões, como Minas Gerais, interior de São Paulo, Maranhão e Manaus. "Planejamos expansão da capacidade produtiva em 13 Estados."

A AmBev fechou 2009 com um lucro líquido de R$ 5,98 bilhões (US$ 3 bilhões), um crescimento de 15,4% em relação ao ano anterior. A receita líquida no ano passado foi de R$ 23,19 bilhões (US$ 11,8 bilhões), um crescimento de 11,1% na mesma comparação. De acordo com os dados da empresa, as vendas de cerveja em 2009 subiram 9,9%. A empresa atribuiu a expansão ao crescimento real da renda e aos ganhos de participação de mercado.  "No Brasil, os fundamentos macroeconômicos continuam a dar suporte ao bom desempenho da indústria. Além disso, o sucesso de nossas inovações continuaram alavancando o crescimento do volume de cerveja, que cresceu 12,1% no trimestre e 9,9% no ano", comentou a empresa no relatório de administração.