10/12/20 12h05

Investimento de R$ 13,9 mi garante nova subestação de energia em Suzano

Estação expande a capacidade do sistema energético da cidade em 21%

Diário de Suzano

A EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, finaliza as obras da Estação do Sistema de Distribuição de Energia (ESD) Casa Branca, no município de Suzano. Com investimento de R$ 13,9 milhões, a unidade beneficia diretamente mais de 40 mil unidades consumidoras (residências, comércios e indústrias) da cidade e também do município de Poá.

Localizada no bairro Chácara Faggion, a subestação Casa Branca tem como objetivo acompanhar o crescimento e desenvolvimento econômico de Suzano e região nos próximos anos, e também trazer mais solidez ao sistema existente. Atualmente, Suzano conta com quatro estações e com a conclusão das obras da ESD Casa Branca, a cidade terá a capacidade do sistema energético expandida em 21%, passando dos atuais 212 MVA para 257 MVA. Além disso, a nova ESD tem a função de ampliar a flexibilidade do sistema energético regional, pois será alimentada pela estação transformadora de Distribuição - ETD Colorado (Suzano), que teve sua capacidade ampliada em 125% em outubro de 2020, e se interligará com as redes da ETD Suzano e da ETD Poá.

Equipada com as últimas tecnologias relacionadas a eficiência e segurança, a ESD Casa Branca (34,5/13,8 kV) tem capacidade de 20 MVA, distribuídos em quatro alimentadores de média tensão. O conceito arquitetônico é inovador e conta com equipamentos blindados e enclausurados, com um sistema de acústica para evitar a propagação do som para o meio externo, óleo vegetal biodegradável nos transformadores, iluminação LED, reforçando os princípios da Companhia de menor impactos ao meio ambiente. A estação é 100% digitalizada e tem sua supervisão, comando, controle e proteção operada e supervisionada de forma remota via Centro de Operação Integrado (COI), localizado na sede da EDP, em Mogi das Cruzes.

Para conectar a ESD Casa Branca ao sistema da Distribuidora, foi construída uma nova rede com 6,2 km nas vias próximas, incluindo 69 postes e cabos com tecnologia que proporciona maior proteção e harmonia com a vegetação local, minimizando o impacto de galhos e árvores inteiras, um dos principais ofensores da qualidade do fornecimento de energia em dias de fortes ventos e chuvas na região. Atualmente, a EDP atende aproximadamente de 6 milhões de pessoas em 28 municípios paulistas, por meio de 65 subestações. “A construção, ampliação e modernização de estações e linhas de distribuição são fundamentais para acompanhar o aumento da demanda de energia, conforme o crescimento das cidades e é muito gratificante inaugurar esta estação com formato inovador, sustentável e de excelência, que beneficiará a região do Alto Tietê”, ressalta Marcio Jardim, gestor executivo de projetos e construção da EDP SP.

Sobre a EDP no Brasil

Com mais de 20 anos de atuação, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A Companhia, que tem mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, atua em Transmissão, Comercialização e Serviços de Energia, e possui seis unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica. Em Distribuição, atende cerca de 3,5 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina.