27/07/12 16h17

Investimento em Tecnologia da Informação vai alcançar R$ 5,7 bi

Brasil Econômido

Um dos setores que promete faturar alto com a Copa do Mundo 2014 é o de Tecnologia da Informação. Segundo levantamento do Sebrae, existem 105 oportunidades de negócios para as pequenas e médias empresas do ramo decorrentes da organização do megaevento no Brasil.

Atuando, sobretudo, como fornecedoras e prestadoras de serviços, essas empresas devem se destacar no desenvolvimento de softwares para dispositivos móveis e para atividades como hotelaria, logística, segurança e comércio eletrônico. De acordo com estimativas da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), pelo menos R$ 5,7 bilhões serão investidos na infraestrutura de TI no país a partir da realização da Copa e da Olimpíada em terras brasileiras, sendo que metade do aporte de recursos será da iniciativa privada e os outros 50% financiamento público.

“Os eventos esportivos no Brasil serão caracterizados pela mobilidade, com a utilização intensiva de aparelhos celulares, smartphones, tablets e diversos outros dispositivos móveis inteligentes que serão responsáveis por altos volumes de tráfego de dados”, afirma Nelson Wortsman, diretor de Infraestrutura e Convergência Digital da Brasscom, mencionando que o país precisa investir em redes para sustentar essa movimentação, aumentar a penetração dos serviços de dados e melhorar a qualidade da banda larga.

“A Copa serve como um catalizador para que as empresas que ainda não se modernizaram possam integrar a tecnologia e agregar valorem seus serviços e produtos. E os investimentos em telecomunicações poderão deixar um legado positivo de infraestrutura que vai contribuir para a competitividade do país”, diz.

Uma das empresas do setorque está expandindo seus negócios com a Copa é a carioca Gaudium, desenvolvedora de aplicativos mobile. Com dois anos de existência, já lançou aplicativos para tablets e smartphones dos principais clubes de futebol brasileiros, e um aplicativo da Copa 2010 na África que liderou o ranking de downloads da App Store. “Esperamos dobrar a nossa receita até a Copa de 2014. Já temos encomendas relacionadas direta e indiretamente ao evento”, conta Bruno Muniz, sócio da Gaudium.