03/09/13 14h37

Investimento no país atingirá R$ 3,8 tri até 2017, diz BNDES

Valor Econômico

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, afirmou que os investimentos no Brasil devem somar R$ 3,8 trilhões entre 2014 e 2017. Esse valor engloba investimentos em indústria, infraestrutura e construção.

Segundo Coutinho, o BNDES tem feito uma pesquisa junto aos bancos a cada seis meses para checar as expectativas de investimentos nos próximos anos. "O que temos visto é que o volume de planos de investimento tem se mantido em um patamar elevado." Para o presidente do BNDES, que falou ontem em São Paulo para uma plateia de empresários, as concessões podem elevar a taxa de investimento do Brasil a 22,2% do PIB em 2018. Atualmente, o investimento no país corresponde a 18,6% do PIB.

Coutinho afirmou que os enquadramentos do BNDES - etapa entre a consulta que a empresa faz no banco e a aprovação -indicam que os investimentos no Brasil no segundo semestre permanecerão em patamar elevado, o que "dá confiança de que a formação bruta de capital fixo não se reduzirá".