22/08/07 14h19

Investimentos crescem 9% até junho

Valor Econômico - 22/08/2007

Os investimentos em publicidade somaram R$ 20,643 bilhões (US$ 11 bilhões) no primeiro semestre deste ano, segundo medição do Ibope Mídia. O valor é 9% maior do que o investido em igual período de 2006, mas como a aferição não leva em conta os descontos concedidos pelos veículos de comunicação a agências de publicidade e aos anunciantes, o resultado dá apenas uma idéia do que foi movimentado no setor. Em número de inserções publicitárias houve queda de 2%, de acordo com Dora Câmara, diretora comercial do Ibope. No ranking dos setores que mais investiram nos primeiros seis meses deste ano, o comércio varejista ocupa a primeira posição, com R$ 5,671 bilhões (US$ 3,02 bilhões) aplicados em publicidade - valor 13,6% superior a igual período do ano passado. Quem mais ampliou sua verba publicitária foi o setor de internet. Segundo Dora, dentro desse setor, o Ibope computa sites, provedores e comércio eletrônico. O segundo maior crescimento foi do setor de higiene pessoal e beleza - com destaque para xampus, produtos de higiene bucal e sabonetes. "Mas se há um único setor em que se pode apontar tendência de gastos maiores é o imobiliário, que no ano passado já havia elevado seus gastos com publicidade e manteve a alta neste ano", afirma a executiva. O Ibope mede também o destino do total investido por cidade e por meio de comunicação. As TVs abertas seguem na liderança com 49% do total investido, ou R$ 10,130 bilhões (US$ 5,4 bilhões), mas perderam um ponto percentual de participação- enquanto as TVs por assinatura subiram de 7% no ano passado para 9% neste ano, com R$ 1,8 bilhão (US$ 957,5 milhões) investido.