30/06/20 12h19

Investimentos em Jundiapeba ultrapassam os R$ 152 milhões

Melhorias englobam obras nas áreas de saúde, segurança, educação, saneamento básico e mobilidade urbana

Portal News

Desde 2017, o distrito de Jundiapeba vem recebendo o maior pacote de obras da Prefeitura de Mogi das Cruzes de toda a sua história. O volume de investimentos ultrapassa os R$ 152 milhões. As melhorias englobam todos os setores, passando pela saúde, com a entrega da UPA 24 horas, inaugurada hoje (veja abaixo), segurança, com a entrega da base da Guarda Municipal, na semana passada, educação, com seis novas creches e um Cempre, chegando a investimentos pesados em mobilidade urbana e saneamento básico.

"E não poderia ser diferente, pois Jundiapeba é um distrito que hoje possui mais de 60 mil moradores e não para de crescer. Apesar do muito que foi feito no passado, ainda havia necessidade de muitos investimentos para dar mais dignidade, mais qualidade de vida para a sua população. O estigma de distrito que sofre com a falta de segurança ficará no passado. Jundiapeba passa a ser lembrada pelos investimentos pesados em educação, saneamento, saúde e segurança", destacou o prefeito Marcus Melo (PSDB).

Na saúde, a entrega da UPA 24 horas permitirá que a Prefeitura faça uma reforma completa do Posto 24 horas de Jundiapeba. "Esta unidade básica de saúde há tempos necessita de uma reforma, mas não havia como fazer sem interromper o atendimento ao público. Com a UPA, que entrará em funcionamento em breve, poderemos finalmente reformar o prédio e transformá-la em uma nova UBS", explicou o prefeito.

Outro investimento que melhora a saúde da população é na área de saneamento básico. Jundiapeba está ganhando um novo reservatório de água, instalado na avenida Francisco Ferreira Lopes, em frente à antiga fábrica da Coca-Cola. Ao mesmo tempo, a Prefeitura inicia a maior obra de esgotamento sanitário do distrito, com mais de 15 quilômetros de rede de esgoto.

Para segurança pública, os investimentos se dividem na construção do novo Polo de Segurança, na troca da iluminação da avenida Lourenço de Souza Franco, que recebeu luminárias de Led, e na ampliação do sistema de monitoramento de câmeras. "E, claro, temos de considerar também todo esforço na ampliação da rede de ensino municipal em Jundiapeba. Não há como transformar um bairro, uma cidade, em um local mais seguro se não houver incentivo para a educação das crianças. Já entregamos duas novas creches, temos mais quatro em obras, e também já inauguramos um novo Cempre. São mais de 2 mil novas vagas para nossos alunos", salientou Melo.

O prefeito também pontua a importância de planejar o futuro do distrito, garantindo a sustentabilidade dos projetos implantados. "Jundiapeba tinha um problema grave de mobilidade. Seus moradores tinham dificuldades de chegar ao centro de Mogi e também para acessar as outras cidades da região pela antiga SP-66. Em determinados horários, o trânsito fica completamente travado. A avenida das Orquídeas não apenas melhorou a mobilidade da população, mas também criou um novo vetor de crescimento econômico. Em alguns anos, toda aquela imensa área estará ocupada por novos empreendimentos que vão gerar muitos empregos", finalizou.